sábado, fevereiro 01, 2014

Governo aceita cinco observadores nas negociações com a Renamo


O governo de Maputo e a Renamo concordaram hoje em cinco nomes de observadores nacionais para assistirem às suas rondas negociais.
"Foi estabelecida uma plataforma de participação de terceiros, nacionais, para registar como as partes abordam as questões de interesse nacional", disse, no final da reunião de hoje, com a Renamo, o negociador-chefe do governo de Maputo, José Pacheco.
"Identificámos cinco potenciais observadores nacionais, iremos fazer as devidas consultas para acolher o seu interesse", acrescentou o ministro da Agricultura.
Por sua vez, a Renamo, pela voz do seu chefe de equipa, Saimone Macuiane, anunciou que vai apresentar na Assembleia da República um projecto de lei de revisão eleitoral, e manifestou confiança na abertura da bancada maioritária da Frelimo para a sua aprovação.
A Renamo faz depender da alteração à lei eleitoral a sua participação nas eleições legislativas e presidenciais de outbro e, por consequência, o fim da atual tensão política e militar que afecta o país.
Na reunião de hoje, as duas partes destacaram o "ambiente de muita cordialidade" que, disseram, abre boas perspectivas para o futuro

 Fonte: LUSA - 01.02.2014

9 comentários:

Anónimo disse...

como governo de maputo ?
Porque nao governo de moçambique ?
No's do centro e norte qual e' o nosso governo ?

Anónimo disse...

É governo de Maputo sim, pelo facto deste ter a capital nesta Cidade. Infelizmente, depois de terem ceifado vidas humanos, que custava fazer isso antes de morrer ninguém? Sabiam que nenhum de vossos familiares passaria a dor e o luto que abala muitas famílias cujos parentes morreram nesta macabra guerra de interesses. Mas como afetados asseguramos que o tempo da FRELIMO acabou, não há perdão senão nos próximos tempos aceitarão matar a todo mundo o mundo para salvar a vossa riqueza dos recursos roubados. Chegou o fim das brincadeiras e uns entre vocês vão morrer e outros estarão presos pelos crimes cometidos.

Anónimo disse...

Veridico

Unknown disse...

Tens muita razão pela questão.! Eles sempre dizem o governo d3 de Maputo para eles Moçambique é só Maputo assim k vens todos investimentos vão p Mpt.

Anónimo disse...

pessoal se temos a capital quer dizer que o governo É de la ? Afinal quem o governo senão o povo ?
Fungulani masso if tensene podi ikha e podi thamanguissa ansene ma mbava awa. Tome nota

Anónimo disse...

Então uns é que matam e os outros é que não têm perdão?
O tempo da Frelimo está plenamente alinhado com a SADC que é a força mais progressista a nível mundial tanto a nível social como económico e civilizacional.
Também se diz governo de Lisboa ou de Madrid ou de Washington e ninguém fica ofendido. São maneiras de falar.

Anónimo disse...

Quanto pagam? Se pagao bem eu sou voluntario para ser o 6 observador.

Anónimo disse...

Primeiro anonimo, nos os do MDM e que somos o vosso governo la nonorte e centro

mahomede disse...

Mas nos somos Africanos. Somos suigeneris. Nao somo europeus nem americanos, alias dos europeus saimos faz temo. Governo de Mocambique eh mais abrangente.