quinta-feira, janeiro 09, 2014

Daviz Simango: «É importante divulgar obra de Eusébio»

LÍDER DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO DE MOÇAMBIQUE REALÇA

O líder do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, considerou esta segunda-feira que Eusébio "uniu portugueses e moçambicanos" através da "alegria" do futebol, e que o seu exemplo deve ser usado para impulsionar o desporto no país.

"Neste momento de dor e luto, gostaria de endereçar as condolências à família portuguesa e moçambicana, porque, afinal de contas, o Eusébio conseguiu com o futebol unir os dois povos, tornando-nos todos alegres com o seu futebol", disse à agência Lusa Daviz Simango.

Para o líder do MDM, terceira maior força política de Moçambique, o legado de Eusébio deve ser usado para impulsionar e motivar a prática desportiva em Moçambique, junto das camadas jovens.

"É importante divulgar as obras de Eusébio, porque há muitas gravações, testemunhos de pessoas vivas que conviveram e jogaram com ele", afirmou Simango, acrescentando que estes registos vão "inspirar os jovens moçambicanos".

"O Eusébio é uma referência obrigatória para os africanos que gostam de futebol", considerou. Daviz Simango, atual presidente da cidade da Beira, endereçou ainda agradecimentos às autoridades portuguesas "pelos esforços que estão a empreender na cerimónia fúnebre" do antigo jogador do Benfica.

Eusébio da Silva Ferreira morreu no domingo, às 04H30, vítima de paragem cardiorrespiratória. O "Pantera Negra" ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial de Inglaterra, em 1966, foi considerado o melhor jogador e foi o melhor marcador, com nove golos, levando Portugal ao terceiro lugar. Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.

Fonte: Record - 06.01.2014

Sem comentários: