sábado, janeiro 04, 2014

Cidade da Beira submersa

A cidade da Beira, província de Sofala, encontra-se submersa devido às chuvas que vem caindo nos últimos dias na região centro do país, agravada com o deficiente sistema de drenagem de águas pluviais bem como a localização, abaixo do nível médio das aguas do mar daquela cidade.

Segundo escreve o Notícias na sua edição deste sábado, milhares de afectados nos bairros Ndunda, Vaz, Munhava e Chota estão a abandonar as suas residências para zonas seguras.

As autoridades municipais, segundo a mesma fonte, garantem que a situação está controlada pesem embora as chuvas continuam a cair e que, neste momento, não há necessidade de evacuar as pessoas afectadas pelas inundações.

Refira-se que o presidente do Conselho Municipal da Beira, Daviz Simango, citado pelo Notícias, havia anunciado em Dezembro do ano passado que a edilidade iria avançar no presente ano com o processo de reabilitação das valas de drenagem e abertura de novas rede de escoamento das águas pluviais.

Simango afirmou que tal projecto se enquadra no “master plan” da cidade, cujo financiamento está garantido por diversas instituições de cooperação. Na ocasião o edil da Beira reconheceu que a localização geográfica da urbe é favorável a ameaças das calamidades naturais, facto que vem piorando devido às mudanças climáticas.

Fonte: Folha de Maputo - 04.01.2014

2 comentários:

Anónimo disse...

Muitas vezes órgãos dirigentes receberam delegações populares para saber porque não chove. Agora é o contrário.
A culpa é sempre da Frelimo que não quer dialogar com as forças do céu.

Reflectindo disse...

Anónimo, qual a ligação do teu comentário a esta notícia?