sábado, agosto 06, 2011

Sociedade civil exorta TPI a processar o Presidente Bingu wa Mutharika

Organizações da sociedade civil do Malawi apelaram ao Tribunal Penal Internacional (TPI) para empreender investigação com vista a processar o presidente malawiano, Bingu wa Mutharika, por crimes contra a humanidade, após os violentos massacres de pelo menos 19 pessoas durante manifestações anti-governamentais de 20 de Julho último.

Num comunicado divulgado em Lilongwe, a capital do país, oito organizações protagonistas das manifestações solicitaram igualmente a inculpação do ministro dos Assuntos Internos e Segurança, Aaron Sangala, e do inspector-geral da Polícia, Peter Mukhitho.

«Afirmamos firmemente que o massacre arbitrário de 19 manifestantes não armados pela polícia é uma prova do fiasco e da negligência inaceitável do nosso sistema de polícia que em princípio tem por dever salvaguardar as vidas como estipulado na Constituição do Malawi”, indica o texto.

Milhares de malawianos invadiram as ruas a 20 de Julho último para protestar contra as penúrias persistentes de combustível e de divisas bem como contra o que os organizadores consideram como uma deriva autocrática do presidente Mutharika.

Pelo menos 19 manifestantes foram abatidos e vários outros ficaram feridos, numa altura em que a polícia tentava dispersar a manifestação que descambou em ataques e pilhagens de vários bens e lojas pertencentes sobretudo a próximos do Partido Democrático Progressista (DPP, no poder).

 As oito organizações acusaram as autoridades de ter utilizado de forma arbitrária armas de fogo.

«É mais preocupante notar que, mesmo quando o Supremo Tribunal da capital Lilongwe levantou a proibição da manifestação, alguns oficiais zelosos da polícia continuaram a disparar com balas reais contra manifestantes pacíficos e não armados”, lamenta o comunicado.

 De acordo com as disposições da Constituição,  no exercício da sua função, os agentes dos serviços de polícia do Malawi serão submetidos à direcção e controlo dos tribunais.

 As organizações acusaram igualmente a polícia de ter detido e abatido severamente líderes da sociedade civil, políticos e jornalistas que participaram nestas manifestações.

Os eventos de 20 de julho « constituem claramente crimes contra a humanidade », segundo o Tratado de Roma que instituiu o TPI, afirmaram.

Fonte: O País online - 04.08.2011

1 comentário:

Muna disse...

Este senhor está a destruir o Malawi. Está não, destruiu.

Eu volto a dizer que nos anos 80 quando fui para Malawi (em plena guerra) o Malawi estava desenvolvido, tinha de tudo (aviões para a Europa apanhava-se no Malawi, havia Shoprite, bancos internacionais ingleses, frotas de transportes públicos e de camiões organizado, tudo organizado) mal entram os 'pupilos da Frelimo' (Muluzu e agora este capivara de Mutharika) destruíram TUDO.

Quando visitei Malawi em 2005 (creio) fiquei decepcionado, muito triste. Prostituição por todo o lado (isto no tempo de Kamuzu??? nem pensar), falta de comida, transporte, a economia bateu no fundo, aquilo virou dinastia corrupção. Hoje informações que recebo do Malawi são desoladoras.

Eu tinha esperança que este Mutharika, formado nas melhores universidades da EUROPA, foi funcionário sénior das ONU, etc, etc, etc., fosse transformar o Malawi no país próspero, mas é corrupto-mor. Fazer o quê, lamento pelos meus irmãos malawianos que deixei lá... Está tudo "cagado"!!!!

Zicomo