Trípoli - França e Grã-Bretanha usaram pela primeira vez hoje (sábado) helicópteros de combate na Líbia para atacar o Exército do coronel Muammar Kadhafi, uma semana depois de Londres ter anunciado uma segunda fase de incursões da OTAN no país.
"Helicópteros de ataque sob o comando da Aliança Atlântica foram utilizados pela primeira vez no dia 4 de Junho de 2011, em operações militares sobre a Líbia, dentro da operação 'Protector Unificado'", revelou a OTAN.
"Vinte objectivos atacados, incluindo 15 veículos militares, foram destruídos", afirmou à AFP o porta-voz do estado-maior francês, o coronel Thierry Burkhard.
O ministério da Defesa britânico informou que helicópteros Apache, que também são usados no Iraque e Afeganistão, destruíram um radar e um posto de controlo militar perto de Brega, uma cidade costeira do leste da Líbia.
Este êxito demonstra as possibilidades únicas que o recurso de helicópteros de combate oferece, afirmou num comunicado o general Charles Bouchard, comandante-em-chefe das operações da Otan na Líbia.
Os helicópteros permitem à OTAN dispor de uma "flexibilidade suplementar para localizar e combater as forças pró-Kadhafi que atacam deliberadamente civis e tentam se esconder em zonas habitadas", afirma o texto.
Fonte: Angola Press - 05.06.2011
Sem comentários:
Enviar um comentário