sábado, junho 11, 2011

Eleições fraudulentas na UEM - Presidente expulso por conivência (???)

Por Félix Filipe

Luís Jobe Fazenda, presidente da Associação dos Estudantes Universitários da Universidade Eduardo Mondlane, acaba de ser escorraçado pelos colegas, alegadamente por promover o enchimento de boletins na urna de votação a favor de Dany Marangaze Félix da lista C, seu protegido e antigo colega na direcção que preside. “A mascara caiu. Os dirigentes deste órgão, sempre "turvaram as águas" para manipular a opinião pública e camuflar os podres que mantêm por detrás das caras de anjo com que frequentemente nos apresentaram.
Durante os dois anos que presidiram os destinos da associação, sempre fingiram trabalhar em prol dos estudantes quando na verdade eram autênticos corruptos que até então, graças ao diabo, continuavam a enganar a todos, o reitor inclusive. Por isso, hoje decidimos matar o cão tinhoso".
Os relatos aqui reproduzidos reflectem a opinião de alguns estudantes ouvidos pelo @verdade em reacção a forma nada abonatória em que terminaram as eleições desta segunda feira na UEM. Ao todo concorriam três listas, designadamente A, B e C. Segundo os estudantes, tudo começou a ficar menos claro quando os actuais dirigentes da AEU inventaram o processo de eleições nas províncias, uma clara tentativa de beneficiar a lista C.
Este primeiro ensaio, só não deu certo porque os outros concorrentes ameaçaram boicotar o processo. Após o fim da votação, às 22 horas desta segunda-feira, as urnas foram transportadas para a sede da AEU, (gabinete de Fazenda) cita na residência universitária número 1, popularmente conhecida por Self, na avenida Amílcar Cabral 1254 em Maputo.
Desconfiados, alguns estudantes accionaram o alarme e assaltaram o local, onde algumas pessoas foram encontradas a preencher os boletins nas urnas. Confessando a fraude, os acusados afirmaram estar a cumprir ordens de Luís Jobe Fazenda e Alexandre Fernando, presidente e secretário-geral da AEU, respectivamente. “Tomamos o poder e destituímos o Fazenda em algumas horas e a medida foi apoiada pelo comité jurídico da universidade", contam.
As eleições foram suspensas e voltarão a ser realizadas em Fevereiro de 2011, enquanto isso a associação será dirigida por uma equipa interina. Relatos indicam que a vontade de colocar os fantoches da lista C, visava encobrir os actos de corrupção e delapidação de fundos que caracterizaram o pontifício de Fazenda, durante estes dois anos. “Antes da tomada de posse queremos que haja uma auditoria interna nas contas da AEU, não convêm que o novo elenco encontre um órgão falido", dizem.
Os fundos da associação, provém dos 60 meticais que cada estudante vinculado a universidade paga anualmente no acto da matrícula e são geridos entre a direcção de finanças da universidade e a associação dos estudantes. A UEM, a maior e mais antiga instituição de ensino superior em Moçambique, possui pouco mais de 25 mil estudantes.
Refira-se que uma das questões que precipitou os ânimos desta segunda-feira foi a falta de confiança por que os estudantes tinham em relação aos seus dirigentes, graças aos acontecimentos de 17 de Novembro, dia internacional dos estudantes, quando um grupo de alunos invadiu o quarto do secretário-geral na residência universitária número 6 (Tangará), alegadamente para retirar 16 caixas de cerveja que estavam ali escondidas. “Esta gente não se cansa de roubar. Não faz sentido esconder um bem doado para uma comemoração colectiva. O resultado foi esse", dizem.

Fonte: @ Verdade - 23.11.2010

18 comentários:

JOSÉ disse...

Enchimento de boletins nas urnas!!!
Onde é que eu já vi este filme? Nas últimas eleições, evidentemente!
Não conheço este Dany Marangaze Félix, mas há algumas referencias sobre Fazenda. Fazenda é jurista e simpatizante da Frelimo, conhecido por fazer propaganda da Frelimo na Universidade. Também me recordo que se insurgiu por uma jovem (Quitéria) ter dito algumas verdades sobre Moçambique. Resumindo, mais um exemplo da badalada Geração da Viragem!

Heyden disse...

Nao conhecem Fazenda? Foi pedagogico de centro de formacao de professores primarios de inhamizua, teve folha suja por bebedeira e desvio de fundos de matriculas de instruendos e venda de exames aos instruendos. Foi expulso do ministerio de educacao por vender exames, bebedeiras, e roubo do dinheiro de matricula. . Ficou muito tempo sem trabalhar a pulular nas bandas de chiveve. Tipo muito engraxador e sempre foi chefe de qualquer coisa onde estivesse. Nao admiro que veio a dirigir este orgao da UEM. Frelimo por favor tem que purificar as suas fileiras, se ainda queres o meu voto.

Unknown disse...

Yes a Moda Pegou mesmo! O Fazenda sofre de Fagocitose Soial

Reflectindo disse...

Este acto não é um crime? Não é considerado que foi em flagrante delito?

Abdul Karim disse...

Achei esse "golpe de estado" legitimo,

Pra alem de concordar com o "governo de transicao" ate fevereiro, e novas eleicoes,

Exemplo pratico, limpo, justo,

Faco votos que AEUEM tenha uma presidencia que defenda os interesses dos estudantes da melhor maneira possivel,

Pois, sao os estudantes o presente e o futuro do pais,

Sao os estudantes que em funcao ao conhecimento tem a "obrigacao" e dever de construir o pais de sonho para Todos.

Anónimo disse...

Heyden, esse Fazenda nunca trabalhou na vida. Onde é que inventaste tamanha mentira? Este deve ter entre 25 e 27 anos.

Manuel Fogão

Anónimo disse...

Heyden,

O Manuel Fogão pode ter a certeza, deve ser o filho Fazenda jr.
"Quem sai aos seus não regenera"!
É igual ao pai dele!
Mas também meter votos na urna, é habitual, NORMAL, e ninguém pode ser punido por isso!Está na Lei moçambicana esta premissa-é uma questão de esperteza e "magia"!
Já vem de há mais de 16 anos, desde as primeiras eleições de 1994!
Portanto ESTÁ CORRECTO!
VISTO!PASSA!ZICOMO!
Os primeiros "crocodilozitos" já estão a dar a cara, e apanhados mna margem!
Falta eliminar os ovos!

Fungulamasso

V. Dias disse...

Fungulamasso,

Pois é.

Eu tenho saudades do Dr. Aloni (perdoe-me esta tradicional rotina) já não há "académicos na praça" que faça frente ao poder malicioso da Frelimo. Aloni fazia e depois, sem temer, pedia audiência com PR. Quantas vezes não lhe ouvi escrever direito em linhas tortas contra ministros volta e meia ia ter com eles para os desafiar de perto. Que o diga a mamã Taipo. Esta cena da UEM ele escreveu no seu livro "Centelhas: Tópicos para uma Reflexão". Está tudo lá....

Eu chamava-le de 'xirombo' ou 'chirombo'(leão), porque não temia.

Zicomo

Anónimo disse...

Viriato,

O Dr David Aloni merecia ter uma avenida, bairro, visto ter sido membro do CE moçambicano, além de deputado.
Jamais perdeu a compostura e frontalidade!
Era mesmo descendente dos bravos guerreiros Ngonis, honra lhe seja feita.Eterno defensor da JUSTIÇA, liberdade e democracia.Crítico dos déspotas.
Merece uma avenida/bairro/rua na Provincia donde era original-Tete.

Fungulamasso

V. Dias disse...

Se bem conheço aquela gente frelimista de Tete... Isso esquece...

Zicomo

Heyden disse...

Oi Manuel. Ha ai muita coincidencia dificil de acreditar, trata-se de mesmo nome e mesmos habitos. Sera ele oriundo da zona centro (Beira ou Manica)? O pai era instrutor e frelimista ferrenho mas acabou sendo exonerado por alteracao de pautas de exame porque ele era pedagogico num curso de formacao de professores primarios na zona centro. Nao era enclinado as professoras mas bebia a torto e a direito e gostava se ser pago por instruendos. Mamou dinheiro de matriculas para custear bebedeira porque nao tinha nada de luxo. Se nao me engano outravez entao e filho dele e concerteza aprendeu do pai. Tal pai tal filho. Mas tambem jagora ja duvido que o pai esteja vivo porque nao o vejo faz decadas. Thanks pela observacao, Manuel.

Reflectindo disse...

Este é assunto que devia ser quente. Eleicões faudulentas na nossa maior universidade é o espelho do caminho tortuoso da nossa democracia. São estes "quadros" que se confiam ao processo eleitoral, mas acabam manchando todo ele.
Não será este Fazenda e o seu grupo enganou os estudantes no ano passado para uma campanha da Frelimo?

Tomás Queface disse...

É de pessoas como aquelas que travaram estes corruptos que o país precisa. O silêncio não pode mais prevalecer. Ao lermos esta notícia, alguns de nós pode perder a confiança na futura liderança deste país. Mas em contrapartida existem pessoas honestas e humildes que não permitem que actos como este estraguem o país.
Estão todos de parabéns.

Unknown disse...

Reflectindo,

O conceito de Cultura inclui parte ruim!...

Pensa comigo

Anónimo disse...

Hyden, deve ser o filho do primeiro Fazenda.

Mas acho que foste muito agressivo, deverias cingir-te nos actos do actual infractor.

É de baixo nível fazer ataques pessoais dessa natureza.

Manuel Fogão

Reflectindo disse...

Mano Manuel Fogão

Se o pai teve os problemas de fraude e chegou de ser expulso do Ministério de Educação que nem o cartão vermelho o ajudou, e, agora assistimos o seu filho, e, aliás desde ano passado que começámos acompanhar a semelhante postura, como se pode deduzir?

Na minha opinião, os problemas de fraude, corrupção e ou nepotismo em Moçambique nunca reduzirão enquanto não constituirem escândalo nas famílias em primeiro lugar e depois no bairro de residência. Com padrões morais e valores éticos a ser respeitados em primeiro lugar na família. O que realmente acontece na base da nossa sociedade é que ser fraudulento, corrupto e nepotista actualmente é um status na família, no círculo de amigos, na zona de residência. Muitas vezes a pressão de ser corrupto, fraudulento, nepotista vem da família, de amigos e quiçá dos vizinhos. E acho que é nisto que o Abdul Karim apela para remoralizar a sociedade.

Anónimo disse...

Tens razão Mano Reflectindo; o problema é que todos cometemos erros e não gostaria que no futuro responsabilizassem os meus familiares pelas minhas possiveis falhas.

Manuel Fogão

Reflectindo disse...

Mano Manuel Fogão,

Claro que não é bom que familiares se responsabilizem pelos erros dos seus entes. Mas se as posturas tiverem alguma relacão, há que tratar a coisa com seriedade porque se trata de alguma influência.