segunda-feira, junho 20, 2011

Nobre falha eleição para presidente da AR também na segunda volta

O independente Fernando Nobre, indicado pelo PSD, falhou esta segunda-feira a sua eleição como presidente da Assembleia da República, nas duas votações já realizadas.

eleição foi feita por voto secreto, em urna, e decorreu na primeira sessão do Parlamento que saiu das legislativas de 5 de Junho.

Fernando Nobre recebeu, na primeira volta, 106 votos, 101 deputados votaram em branco e registaram-se 21 votos nulos. Dos 230 deputados, votaram 228. Na segunda volta volta recebeu 105 votos, menos um que na primeira. Recebeu ainda os mesmos em branco (101) e mais um nulo (21). Não votaram dois deputados, ambos do PS.

O candidato do PSD não conseguiu sequer o pleno da bancada que o propôs nas duas votações.

Logo depois de ter sido anunciado o resultado, Guilherme Silva, o presidente da Assembleia em exercício, convocou uma reunião informal da conferência de líderes, que começou cerca das 18h.

Com o duplo chumbo de Nobre, o processo de eleição do presidente do Parlamento termina aqui.

Poderá, regimentalmente, haver a continuação do processo, mas só depois de serem apresentadas novas candidaturas.

Nobre, o candidato "chumbado", ainda nada disse sobre se quer voltar a sujeitar-se aos votos dos seus pares.

O médico e ex-presidente da AMI tinha apenas o apoio do PSD. Até o CDS, parceiro de coligação, optou pelo voto em branco. PS também optou por não apoiar esta a candidatura.

Fernando Nobre, Pedro Passos Coelho e Miguel Relvas estão reunidos numa das salas do grupo parlamentar do PSD. Todos ficaram em silêncio depois da falhada eleição do presidente da Assembleia.

Fonte: Público.pt - 20.06.2011

Reflectindo: Que aprendemos disto?

Sem comentários: