quarta-feira, junho 08, 2011

A Diferença que faz a Diferença

“Os desejos primários de todas as pessoas são: ser felizes, progredir e ganhar mais dinheiro. Uma forma efectiva de alcançar estes anseios é sendo ricos e prósperos.
A diferença entre os países pobres e os ricos não esta na antiguidade do País. Fica demostrado pelos casos de países como a Índia e o Egipto que tem mais de mil anos de antiguidade e são pobres.
Ao contrário, Austrália e Nova Zelândia, que há pouco mais de 150 anos eram quase desconhecidos, hoje são, países desenvolvidos e ricos.
A diferença entre os países pobres e ricos também não esta nos recursos naturais de que dispõem, pois Japão tem um território muito pequeno e 80% dele é montanhoso, ruim para a agricultura e criação de gado, porém é a terceira potência econômica mundial, seu território é como uma imensa fábrica flutuante que recebe matérias-primas de todo o mundo e exportam transformadas também a todo o mundo, acumulando riqueza.
Por outro lado temos a Suíça, sem oceano, que tem uma das maiores frotas náuticas do mundo, não tem Cacau, mas tem o melhor chocolate do mundo; em seus poucos quilômetros quadrados, cria ovelhas e cultiva o solo quatro meses por ano, já que o resto do mesmo é inverno, mas tem os produtos lácteos de melhor qualidade de toda a Europa, igualmente ao Japão não tem recursos naturais, mas dá e exporta serviços, com qualidade muito dificilmente superável, é um País pequeno que passa uma imagem de segurança, ordem e trabalho, que o converteu na caixa forte do mundo.
Também não é a inteligência das pessoas a tal diferença, como o demonstram estudantes de países pobres que emigram aos países ricos e conseguem resultados excelentes em sua educação; outro exemplo são os executivos de países ricos que visitam os nossos países e ao falar com eles nos damos conta de que não há diferença intelectual.
Finalmente não podemos dizer que a raça faz a diferença, pois nos países centro-europeus ou nórdicos, vemos com os chamados ociosos da América - Latina ou de África, demonstram ser a força produtiva desses países.
O que então faz a diferença?
A atitude das pessoas a diferença.
Ao estudar a conduta das pessoas nos países ricos se descobre que a maior parte da população cumpre as seguintes regras, cuja ordem pode ser discutida:
(1) A moral como principio básico;
(2) A ordem e a limpeza;
(3) A integridade;
(4) A pontualidade;
(5) A responsabilidade;
(6) O desejo de superação;
(7) O respeito ás leis e aos regulamentos;
(8) O respeito pelo direito dos demais;
(9) Amor ao trabalho;
(10) O esforço pela economia e investimento.
Necessitamos de mais leis? Não seria suficiente cumprir e fazer cumprir estas 10 simples regras? Nos países pobres só uma mínima (quase nenhuma) parte da população segue estas regras em sua vida diária.
Não somos pobres porque ao nosso país faltem riquezas naturais, ou porque a natureza tenha sido cruel, simplesmente pela nossa atitude. Nos falta carácter para cumprir estas premissas básicas de funcionamento das sociedades.
Quanto mais empenho colocarmos em nossos actos e mudarmos nossa atitude, pode significar a entrada do nosso país na senda do progresso e bem estar”.

– Autor Desconhecido

4 comentários:

Heyden disse...

Bela satira.

JOSÉ disse...

"A diferença entre os países pobres e os ricos não esta na antiguidade do País.
A diferença entre os países pobres e ricos também não esta nos recursos naturais de que dispõem,
Também não é a inteligência das pessoas a tal diferença,
O que então faz a diferença?A atitude das pessoas a diferença"

Eu concordo!Vamos reflectir?

Anónimo disse...

Nguiliche

Quandos os Europeu e os amercanos desenvolveram nao tinham onde gastar o dinheiro, era preciso criarem lugares onde podia gastar o dinheiro, e ao criarem esses lugares, desenvolveram os seus países.

Os Africanos nao precisam criarem lugares para gastarem o dinheiro por que ja têm os mercedes, BMW, hoteis de luxo, bancos seguros para guardarem o seu dinheiro na Europa e America. Vamos reflectir.

Heyden disse...

A relacao entre valores (attitudes) das pessoas e desenvolvimento deve ser simbiotica. Quero crer que em sociedades desenvolvidas as pessoas tendem a angariar valores a atitudes mais funcionais do que as pessoas de paises menos desenvolvidas. E quero tambem crer que que comunidades de pessoas com valores e atitudes mais funcionais tendem a desenvolver-se mais do que as comunidades de pessoas com valores e atitudes mais disfuncionais. Vamos reflectir.