sexta-feira, junho 24, 2011

Armando Guebuza rebate críticas sobre elevado custo das presidências abertas

Maputo, 24 jun (Lusa) -- O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, defendeu as suas presidências abertas, muito criticadas por vários círculos devido ao seu elevado custo, declarando que este método "não tem preço por permitir a interação com o povo".

O principal partido da oposição moçambicana, RENAMO, e vários analistas têm questionado o modelo das presidências abertas de Armando Guebuza, considerando-o excessivamente oneroso face à difícil situação económica em que o país se encontra.

Nas viagens de trabalho aos distritos do país, que duram semanas, Armando Guebuza usa cinco helicópteros alugados na África do Sul e dezenas de veículos todo-o-terreno e faz-se acompanhar por uma numerosa comitiva de funcionários da Presidência da República e funcionários das províncias.

Em resposta a esta crítica, ao cabo de 44 dias de mais uma presidência aberta, o chefe de Estado moçambicano disse quinta-feira na província do Niassa, norte de Moçambique, que "a presidência aberta não tem preço por ser uma escola" onde os moçambicanos interagem.

"A presidência aberta permite ver o que os moçambicanos estão a fazer, o milho, a soja que estão a produzir. Permite ver também como aparece uma estrada, uma escola onde se luta e se aprende como vencer a pobreza, daí que ela não tem preço", enfatizou Armando Guebuza.

As críticas de esbanjamento de recursos públicos ao chefe de Estado moçambicano têm sido igualmente endereçadas à sua mulher, Maria da Luz Guebuza, que também tem visitado vários empreendimentos sociais nas zonas rurais do país.

A alegada notoriedade exagerada de Maria da Luz Guebuza levou algumas correntes em Moçambique a especular sobre um plano de Armando Guebuza de projetar a mulher para uma posição de "presidenciável", face à aproximação do fim do limite dos dois mandatos presidenciais imposto pela constituição.

PMA

Lusa/Fim

Fonte: Notícias sapo - 24.06.2011

3 comentários:

Anónimo disse...

Nguiliche

Nao há diferença entre os sucessivos governos da Frelimo. Todos adoptaram uma politica economica dispesista. O único facto peculiar é que os gastos deste governo sao direccionados para um imperio empresarial seleccionado. A pergunta que fica no fim é se vale a pena seguir esta linha politica economica no lugar de fazer investimentos directos, construindo uma escola aqui e acola, um hospital, uma fontenaria? Os intelectuais SIMMISTA nao ousam questionar. Temem ser excluidos da convivencia e apelidados de serem da oposição.

Anónimo disse...

Campanha eleitoral antecipada, para os desígnios familiares.
Segue o modelo de Samora Machel - ouvir o povo, que está inconsolável.

Fungulane masso

Anónimo disse...

Ah...
se for a Dra. Mª da Luz Guebuza, candidata, é melhor que o "guerrilheiro Chipande",cujo curriculum é " experiente em dar tiros, aniquilar pessoas e autonomear-se gestor".
Não seria a primeira esposa-Argentina tem Presidenta, e Clinton também quis a esposa e concorreu contra Obama, e é a Secretária de Estado, e Bush foi PR bem como o pai também ex.Presidente dos USA.
Exemplos não faltam nos últimos 20 anos.
É melhor...pelo menos fica em família...e já estão ricos com "patos", agora falta com "cabritos" e "pedras" de Barué-Manica, donde Maria da Luz é natural.
Seria a 1ª Chingondo!

Fungulamasso