Doadores impõem medidas enérgicas no combate à corrupção
Financiamento aos projectos da saúde estão suspensos, enquanto decorre uma auditoria aos fundos do exercício anterior. Holanda, Alemanha e Noruega colocam o Orçamento de Estado em “standy by”.
Cinco membros do grupo de 19 países e instituições que financiam directamente o Orçamento de Estado, o chamado G19 ou Parceiros de Apoio Programático, decidiram cortar a ajuda orçamental para 2012 a Moçambique.
A Áustria cortou 700 mil euros; a Dinamarca, quatro milhões de DKK; a Irlanda, dois milhões de euros; a Suíça, um milhão de CHF; e a Suécia cortou 20 milhões SEK.
Apenas um membro daquele grupo - a União Europeia - aumentou a sua contribuição ao Orçamento, passando dos actuais 50 milhões de euros para 50 625 000 de euros.
Por outro lado, a Alemanha, a Holanda e a Noruega ainda aguardam a aprovação das suas sedes para confirmarem o apoio aoEstado moçambicano.
O pacote financeiro entregue ontem ao governo moçambicano pelo G19 totaliza 688,5 milhões de dólares norte-americanos, sendo 378 milhões para o Orçamento de Estado e 309,5 milhões para projectos sectoriais. Os 378 milhões USD de ajuda ao Orçamento estão abaixo dos 448 milhões USD desembolsados este ano, mas o Governo acredita que os países que ficaram por confirmar as suas contribuições vão dar o “sim” ao apoio a Moçambique.
Fonte: O País online - 01.05.2011
Sem comentários:
Enviar um comentário