quarta-feira, junho 15, 2011

Mortos num assalto à entrada de um banco

DUAS pessoas foram mortas à queima-roupa, cerca das 10 horas de ontem, à entrada das instalações onde funciona o United Bank for Africa (UBA), junto à Praça 16 de Junho, na cidade do Maputo.
Os bandidos levaram elevadas somas de dinheiro que uma das vítimas pretendia depositar.

Os mortos são um agente da empresa privada de segurança G4S e um funcionário da Sound City, que acabava de sair dos escritórios da sua empresa localizada a cerca de 100 metros do balcão da UBA.

Testemunhas oculares contaram que o grupo dos assaltantes, entre os quais uma mulher, fazia-se transportar numa viatura branca, de marca Toyota Mark II, na altura posicionada junto ao portão do banco, aberto naquele instante pelo agente de segurança Figueiredo Gante, quando se apercebeu que o funcionário da Sound City, já habitual, caminhava em direcção às instalações para depositar o dinheiro que transportava num saco.

Segundo as nossas fontes, os assaltantes terão, primeiro,g abordado Firoz Suleman Bukhiria. Suspeitando de que se tratava de “amigos do alheio”, o cidadão tentou atirar o saco contendo dinheiro ao agente de segurança, que se encontrava a escassos metros. Quando deram conta de que tinham sido descobertos, os bandidos dispararam com recurso a uma pistola contra o funcionário da Sound City e o agente da segurança junto ao portão e abandonaram o local imediatamente, levando o dinheiro.

As vítimas ainda tentaram caminhar quatro a cinco metros, indo cair já perto das escadas do banco.

Rosa Manicusse, chefe dos Recursos Humanos da Sound City, disse desconhecer a quantia que Firoz Bukhiria transportava na altura. Este trabalhava naquela empresa de venda e montagem de acessórios auto há pouco mais de dois anos.

A precisão com que os bandidos agiram fez algumas testemunhas oculares acreditarem que o assalto poderá ter sido orquestrado a partir de dentro da empresa Sound City, onde alguns trabalhadores terão dado informação sobre a hora e a trajectória que Firoz Bukhiria seguiria para ir depositar o dinheiro no banco. A Sound City localiza-se muito próximo do United Bank for Africa e gere também as bombas de combustível da Petromoc localizadas igualmente nas imediações do local do crime, do lado oposto do antigo terminal da empresa de transportes Oliveira.

Entretanto, ao fim da tarde de ontem, Arnaldo Chefo, porta-voz da Polícia da República de Moçambique, disse à nossa Reportagem que o grupo dos malfeitores foi neutralizado e que estavam em curso investigações com vista ao esclarecimento cabal do caso. Porém, escusou-se a dar detalhes.

Na ocasião, Chefo apelou a todos os cidadãos e/ou instituições que queiram transportar elevadas somas de dinheiro para que comuniquem à esquadra mais próxima da Polícia para efeitos de escolta. Acrescentou que, contrariamente às empresas privadas de segurança que cobram dinheiro, a PRM realiza aquele serviço gratuitamente.

Fonte: Jornal Notícias - 16.06.2011

Sem comentários: