sábado, junho 18, 2011

Os doadores querem Graça Machel (?)

Cita-se aqui, o jornal Zambeze a afirmar que os doadores querem a Graça Machel na Presidência.
Por análises pessoais, volto às minhas reflexões, mas não deixo ainda em reflectir sobre qualquer comentário.
Para contrariar, alguns comentadores dizem que quem designa o presidente é o Comité Central. Ora, fala-se nisto como uma formalidade ou do imaginário? Voltinhas à designação de Armando Guebuza em detrimento de Mulembwè e Muteia, alguém pode me explicar? Claro, não digo que nisso houve a mão dos doadores, mas também o dito Comité Central para que serviu? E quem tem certeza do verdadeiro vencedor das eleicões de 1999? Porquê não foi possível que Afonso Dhlakama continuasse a reclamar a vitória?
Meus caros, os doadores têm e terão peso (enquanto forem os maiores e organizados contribuentes do OGE) sobre quem deve dirigir a Frelimo (partido no poder), quem deve dirigir e como aos principais partidos da oposição (neste momento a Renamo e o MDM). Na minha opinião, quem individualmente ou em partido não compreender isto, ver-se-á sempre longe de governar Moçambique. Apesar de vozes “infantis”, desculpem-me, a Frelimo sabe e saberá equilibrar entre os contribuentes do OGE e seus simpatizantes no lançamento do presidenciável. Para bem dizer, não tenho dúvidas que a Frelimo esteja agora a provar todas as cartas (e são muitas) que tem. A minha preocupação é o que os partidos da oposição podem fazer. Os nossos partidos da oposição gostam de apresentarem-se pobres em cartas a jogar – apenas há uma.

8 comentários:

Anónimo disse...

Nguiliche

Podem nos dizer por que nao querem Dhlakama, Deviz Simango, Ripua, Neves Serano, etc? Mandem-lhes uma visita nocturna de boas garotas, tudo isso fica ultrapassado como sempre.

Anónimo disse...

Esta, sinceramente que não compreendo...
Ela foi Ministra da Educação, no tempo em que seu marido, Samora Machel, era Chefe de Estado. Nessa altura, a educação em Moçambique entrou em colapso total, uma vergonha, os alunos não frequentavam as escolas para aprender, mas sim para varrer as salas, lavar casas de banho, tratar dos jardins da escola, assistir e participar em reuniões políticas, mesmo que não fossem Frelimianos, certos fins de semana eram para ir 'machambar', etc. etc. Havia falta de manuais de estudo, tinhamos de repartir um livro por 6 ou mais alunos, o mais importante era o que sabiamos do Karl Marx, Frederick Engels, e se tinhamos participado nas reuniões políticas, caso contrário eramos apelidados de 'reacionários' e punidos com castigos como lavar casas de banho onde eu não poria o meu animal de estimação a dormir. Os serventes tinham boa vida, não precisavam de se preocupar com as tarefas que lhes eram designadas, sabiam que no final do mês o vencimento lhes era garantido.
Graça Machel pode enganar a muitos, mas a mim não.
Ela só tem muito 'papo', mas só para enganar os tolos ou ignorantes.
Um abraço fraterno da
Maria Helena

Anónimo disse...

Pode ser a salvacao para a Frelimo na ultima hora. Mas a mama Graca nao tem moral para ocupar aquele cargo, falou muito e acabou falando o desnecessario. Na altura em que marido, Mandela, estava no poder na Africa do sul era boa altura para mostrar que nao é homem de palavra mas é mulher de palavra, abrindo o dossier sobre o marido. Agora quer nos criar falsas expetactivas e quando chegar lá vai dizer que está ser insolada como fizeram com o marido. Melhor é continuar lá na FDC e a ser usada nas palestras para puxar a sardinha.

Unknown disse...

http://cova-do-urso.blogspot.com/2011/06/blogues-mocambicanos-actuais.html

Anónimo disse...

Acho eu que é momento de deixar os doadores de lado ver Moçambique como um país soberano. A mama Graça, já perdeu credebilidade, agora ela está na mesma lata de sardinha que os outros camaradas. Andou criando expectativas aos Moçambicanos que iria contar a verdade sobre a morte do nosso saudoso Machel mas até hoje nada. Na frelimo ninguém sabe dizer a verdade, isto é, só se sabe falar as mentiras e ocultam as verdade....

Anónimo disse...

nao percebo a essencia deste titulo.De que fonte ela se basea? do que eu saiba, a visada tera manifestada contra a possivel candidatura a ponta vermelha.Portanto eu nao vejo onde estara a veracidade desta noticia ou especulacao ou na pior das formas fofoca.
ate mais.

Reflectindo disse...

Caro anónimo

1. Tenho a dizer que devias ter tido um pouco de vergonha que assinando como anónimo, viesse aqui chamar nomes a quem deu cara para escrever nem que seja especulação. O Zambeze como qualquer outro jornal tem editor, redactor e colaboradores com nomes. Vamos deixar as pessoas reflectirem!

2. Lamento que não tenhas lido o meu texto, ainda que duvido que tenhas lido o próprio Zambeze, talvez da forma voluntária e não por não teres acesso do mesmo, como é o meu caso. Neste texto como lá no facebook, sublinhei que que me punha a reflectir profundamente sobre todas essas especulações sem acreditá-las ou desacreditá-las. São tantos os nomes que se especulam e tenho certeza que tu mesmo tens as tuas especulações e eu nunca considero isso de coisa má. Para mim, é importante não só reflectir sobre a especulação, mas também sobre o porquê as pessoas especulam num certo cidadão ou num certo partido...

3. A especulação é em termos da Presidência da República de Mocambique, e não apenas na liderança da Frelimo, logo, há interesse nacional. Aliás, há razão para chamarmos a atenção aos partidos da oposição para entrarem na competição. Para mim, os partidos da oposição deviam desenhar vários cenários e procurarem a melhor maneira de competir em 2013 e 2014. Neste momento parece que é só a Frelimo a preparar-se para as eleicões gerais de 2014 e na minha óptica, deve ser isso que faz com que todos os editoriais e os doadores estejam a pensar só em quem vai liderar a Frelimo. Todos esperam surpresas lá, e não na oposição que tal como eu disse no texto acima, a nossa oposição joga sempre com a carta conhecida e uma só. Isso não é bom para a nossa democracia.

Anastacio Matavel disse...

Graca Machel para Presidencia da Republica?

Eu li com interesse o artigo e achei importante que o pais comece a adiscutir esse tipo de assuntos.
Fiquei
Percebi tambem que os doadores vao continuar a decidir pelo pais enquanto este nao for sustentavel contniuar com os quais niveis de dependencia.
Mas tambem isso nos leva a uma reflexao sobre indicadores ou termos de referencia para se ser presidente da Republica.
Penso que inves de questionarmos a figura de Graca Machel, temos que discutir quem e como o cidadao mocambicano pode aceder ao cargo de Presidente da Republica.
Como mocambicanos( e ainda bem agora que se faca de revisao da Constituicao), temos que discutir este assunto e traduzi-lo num instrumento legal, via constituicao e legislacao eleitoral. Como fazer isso? Vamos debate.
Agora, pessoalmente acho que Graca reune todos os requisitos para ser Presidente da Republica.

Abracos

Anastacio Matavel
Gaza