Lagos, Nigéria (PANA) – O antigo Presidente do Gana, John Kubufor, declarou que a organização das eleições gerais de abril próximo na Nigéria terá "implicações sérias" nos processos eleitorais dos outros países africanos.
«Nós queremos ver a Nigéria organizar eleições livres e transparentes porque o que se passará na Nigéria afetará o resto do continente», declarou o ex-Presidente do Gana, notando que "não é somente as eleições que importam mais também os preparativos antes do escrutínio".
Kufuor, que chefia uma delegação do Instituto Republicano Internacional (IRI) em visita de avaliação pré-eleitoral na Nigéria, declarou que os Nigerianos se reservam o direito de escolherem o tipo de Governo que eles querem.
«As válvulas de segurança de qualquer Nação consistem em garantir que cada cidadão possa exercer o seu direito de voto e ser eleito» disse ainda o ex-Presidente.
Durante a sua visita de quatro dias à Nigéria, a delegação vai avaliar o estado dos preparativos, da logística e do contexto das eleições gerais.
A delegação vai encontar-se com os membros do Governo Federal da Nigéria, da Assembleia Nacional e da Comissão Eleitoral Nacional Independente (INEC).
Outros membros desta comitiva são Dan Fisk, vice-presidente do IRI para a Planificação Estratégica; o consultor eleitoral Charles Lasham e o diretor do Centro Africano Michael Ansari do Conselho Atlântico, Martin Kimani.
Esta delegação inclui ainda o secretário-geral da Convenção da Sociedade Civil ivoiriense, Julien Gauze; o diretor regional da divisão África do IRI, Paul Fagan, e o diretor nacional do IRI na Nigéria, Mourtada Deme
Fonte: panapress - 03.03.2011
Sem comentários:
Enviar um comentário