quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Líder do Níger "detido por soldados"

O presidente do Níger, Mamadou Tandja, e membros do seu governo foram feitos prisioneiros por soldados, após tiroteios junto ao palácio presidencial na capital do país, Niamey.
O tiroteio começou cerca das 13horas locais e prolongou-se por 30 minutos, segundo o correspondente da BBC Idy Baraou.
O nosso correspondente afirma ainda que há tanques pelas ruas da cidade e que testemunhas viram várias pessoas feridas, que estão a ser levadas para o hospital. Baraou diz que se continuam a ouvir tiros esporádicos na cidade, onde se situam quatro quartéis militares.
Um oficial superior francês, que pediu para manter o anonimato, disse à Agência France Press que se trata de uma tentativa de golpe de Estado. "Tudo o que posso dizer é que Tandja não se encontra numa boa posição", afirmou o oficial. E acrescentou que a detenção do presidente foi feita durante a reunião semanal do seu governo. leia mais

UE ameaça cortar ajudas ao Niger

A União Europeia aqui ameaçou suspender toda a cooperação com o Niger a não ser que o país regresse imediatamente à ordem constitucional.
Numa carta enviada pelo presidente Mamadou Tandja no início da semana, a União Europeia convidou o Niger para participar em negociações com os seus representantes dentro de trinta dias.
O bloco europeu acusa o presidente Tandja de violar a constituição do seu país, ao realizar um referendo em Agosto que lhe permite prolongar o seu mandato e reforça os seus poderes.

Fonte: BBC (18.02.2010)

Sem comentários: