quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Manuel Chang: Atraso de desembolso de doadores é "infeliz", diz governo

O apoio dos países doadores ao Orçamento Geral do Estado (OGE) de Moçambique, normalmente em Janeiro de 2010, só deve acontecer em Abril, um atraso "infeliz" segundo o ministro das Finanças moçambicano, Manuel Chang.
"Infelizmente, até aqui ainda não vimos as contribuições dos doadores para o Orçamento Geral do Estado deste ano. Normalmente, os desembolsos são feitos em Janeiro, mas desta vez parece que vão começar em Abril", afirmou Manuel Chang aos jornalistas, à margem de uma visita à Terminal de Carga de Mahotas, nos arredores de Maputo.
Os principais doadores de Moçambique, congregados no chamado G-19, têm tido nos últimos tempos um diálogo difícil para com as autoridades moçambicanas, principalmente, depois da exclusão de uma dezena de partidos políticos das eleições gerais de 28 de Outubro de 2009.
Segundo Manuel Chang, a incerteza dos apoios internacionais ao OGE realça a urgência de Moçambique passar a depender mais dos recursos internos para as suas despesas.
"É por isso que temos que reforçar a capacidade interna na arrecadação de receitas. As receitas internas vão aumentar este ano sete por cento em relação ao ano passado", sublinhou Manuel Chang.
A comunidade internacional é responsável por cerca de 50 por cento do OGE moçambicano, cujo montante para este ano ainda será proposto pelo Executivo à Assembleia da República.

Fonte: Rádio Moçambique - 25.02.2010

Reflectindo: Manuel Chang tem que explicar bem este caso porque ele sabe o que o seu partido fez. Nós moçambicanos merecemos alguma verdade, senão vejamos, a 10 de Dezembro, neste mesmo portal da RM, retirei um artigo, veja aqui, no qual se afirmava que os doadores antecipavam o financiamento do OGE. Foi graças a um leitor que soubemos que era UMA PURA MENTIRA, pois, devido as trafulhices eleitorais engendradas pela Frelimo, o desembolso demoraria até que houvessem garantias de melhorias dos princípios acordados.
Leia o editorial do Jornal Notícias, edição de hoje, 26.02.2010, aqui, e compare com o artigo da Rádio Moçambique. Que ilação tira? 

2 comentários:

Conde da Arabias disse...

Preço da falta do respeito pela democracia.
Os doadores devem continuar a pressionar aos comunistas com capa de democratas.
CA

Reflectindo disse...

Chang devia dizer que por o seu Partido-Governo não ter respeitado as regras democrática, os doadores não desembolsaram ainda as suas ajudas.