Os líderes da oposição no Senegal lançaram um apelo a todos democratas do país para "construir uma força capaz de fazer face" em 2012 ao presidente Abdoulaye Wade, que o acusam de preparar a ascensão ao poder de seu filho Karim.
Num comunicado entregue à AFP, a conferêencia dos líderes de Benno Siggil Senegaal (Se unir para um Senegal de pé" em ouolof) lançam um vibrante apelo a todas as forças vivas da Nação, a todos os democratas, a todos os partidos politicos da oposição (...) para se colocar em ordem de batalha e construir uma força capaz de fazer face a Wade.
"Wade não recuará diante ... para fazer construir o seu projecto de devolução monárquica do poder em benefício do seu filho", assegura a coligação que insiste regularmante sobre esta ideia.
Wade, com 83 anos de idade, havia anunciado há seis meses que seria candidato para um terceiro mandato em 2012.
Karim Wade, de 41 anos, tornou-se em Maio de 2009, o primeiro filho de um presidente da República a fazer parte de um governo no Senegal. Tinha ocupado o posto de ministro de Estado, ministro da Cooperação internacional, da Administração do Território e dos Transportes Aéreos e das Infra-estruturas
No seu comunicado, os principais dirigentes da oposição exortam, por outro lado, o chefe de Estado a designar "uma personalidade independente" para presidir os trabalhos de uma comissão de revisão eleitoral e exigem um "auditoria" do ficheiro dos eleitores.
Em Março de 2009, a coligação Benno Siggil Senegaal haviam alcançado muitas das grandes cidades nas eleições locais, entre as quais a capital, Dakar.
Fonte: Angola Press (17.02.2010)
Sem comentários:
Enviar um comentário