quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Na Maragra: Suspensos 87 trabalhadores estrangeiros ilegais

A Inspecção provincial do Trabalho acaba de suspender 87 trabalhadores estrangeiros, que se encontravam a exercer actividades ilegalmente na empresa Mocambique Agricola Açucareira SARL (MARAGRA), no distrito da Manhiça, província de Maputo.
Os trabalhadores em referência, que se encontram em situação ilegal desde Outubro de 2009, estavam a trabalhar na reabilitação e ampliação da capacidade de produção daquela unidade industrial sem contratos de trabalho.
Um comunicado do Ministério do Trabalho refere que a Empresa Maragra não se dignou a comunicar a respectiva contratação à entidade que superintende a área do Trabalho na província onde os estrangeiros estão a prestar a sua actividade, segundo rege a legislação laboral em vigor.
O documento destaca que em face deste atropelo as normas a Inspecção do Trabalho, para além de suspender os trabalhadores estrangeiros ilegais, decidiu aplicar uma multa de valor não especificado a empresa transgressora (Maragra).
A contratação ilegal destes trabalhadores foi feita através de três empresas estrangeiras, nomeadamente a EMINEO, mauriciana, a Industrial Control & Automation e a BOSCH, ambas sul-africanas.

Fonte: Rádio Moçambique - 25/02/2010

Reflectindo: Porquê razão aquelas empresas estrangeiras contratam ilegalmente trabalhadores estrangeiros? Falta de mão de obra em Moçambique? Os estrangeiros são baratos? São tecnicamente melhores qualificados que os nacionais?

3 comentários:

Anónimo disse...

O que aconteceu na Maragra, é o síndroma económico existente no País.
Descontrolo!
De quem será a culpa?
Primairo-Administrador moçambicano que vela pelo pelouro da DRHumanos da Açucareira.
É uma situação INADMISSÍVEL, no dias de hoje.
Qualquer trabalhador estrangeiro sabe mínimamente as condições de trabalhar noutro País que não seja da sua origem!
Ilegalidade tb pode significar processo burocrático indefinido-isto será por culpa do MITRAB!
Outro assunto, deve-se dar primazia ao nacional, porque mão-de-obra há em excesso em todo Mundo.
E Moçambique já tem milhares de licenciados que não encontram emprego, pq não têm a tal 1ª oportunidade!
Também uma das pré-condições é ter o cartão do Benfica...desculpe, cartão da Frelimo, caso contrário, não se SAFA..Isto tem de ACABAR...política no emprego, não desenvolve o País!

Reflectindo disse...

Caro anónimo

Obrigado pelo comentário. De facto, coloquei o artigo sobre a situação da Maragra para convidar uma reflexão sobre o caso que pode ser que se dá em outros locais também.

Um abraco

Anónimo disse...

o que acontece na maragra acontece em muitas outras empresas e que o governo devia intervir pois isso sim e luta contra a pobreza absoluta. vamos parar de falar e vamos por isso em pratica.
o estrangeiro na maragra diz que e falta de mocambicano qualificado e esta a instruir o mocambicano para um dia exercer as funcoes do estrangeiro.
sera que o mocambicano e tao burro e ignorante que nao consegue aprender o trabalho em dez anos.
e o mais interressante e que a empresa recruta estrangeiros ate para cargos como secretariado, tecnico de contas, operadores simples, etc. aonde e que vamos parar com isso tudo. sera que voltamos a 75 financeiramente dependentes. esqucemos o esforco e vidas que foram deramadas para nossa liberdade.