segunda-feira, fevereiro 01, 2010

PRESS RELEASE: PROJECTO VIDA MOÇAMBIQUE CRESCE

1 de Fevereiro de 2010

Hospital Central da Beira é o novo beneficiário.

VIDA MOÇAMBIQUE, Projecto de Desenvolvimento Humano cujo principal objectivo visa eliminar a carência de leite existente nas pediatrias dos hospitais e centros de apoio as crianças desfavorecidas do país, apoiando assim ao Governo de Moçambique na melhoria nutricional das crianças e redução da taxa de mortalidade infantil com vista ao alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
Iniciado a 01 de Janeiro de 2008, consistiu num projecto piloto de 6 meses, com fornecimento regular de leite, para 2 centros carentes do país, nomeadamente Hospital Geral da Machava, onde estão internadas crianças com malnutrição associado ao HIV e outras doenças gerais; e o Centro de Reabilitação Psicossocial das Mahotas, que é um centro de tratamento para crianças com atraso no desenvolvimento psico motor e paralesia cerebral.
Ainda em 2008, mais propriamente em Julho, foi adicionado ao projecto, o Infantário da Matola, onde vivem crianças orfãs, de rua e marginais.
Devido aos resultados reportados pelos responsáveis dos centros, onde se notou considerável melhoria na situação clínica das crianças internadas, o projecto VIDA MOÇAMBIQUE adicionou em 2009, outros 3 centros, que estão já a beneficiar-se do fornecimento de leite, nomeadamente: Pediatria do Hospital Geral José Macamo, Pediatria do Hospital de Chamanculo e Pediatria do Hospital Geral de Mavalane.
Apartir de hoje, 1 de Fevereiro de 2010, também devido a melhoria na situação clínica das crianças internadas nas 6 anteriores unidades beneficiárias do projecto, o VIDA MOÇAMBIQUE adicionou o Hospital Central da Beira.
De referir que o custo inicial do projecto em 2008 foi de 375.000.00 mts, passando em 2009 para 1.200.000.00 mts, e para o presente ano de 2010 estão já garantidos 1.500.000.00 mts.
Realçar que a coordenação do projecto está a cargo da conceituada médica Moçambicana Dra. Noorjehan Abdul Magid, e o financiamento é exclusivamente garantido pela GRINGO, patrona do projecto.
“Chegará com certeza, ainda, o dia em que não haverá falta de leite para a crianças em Moçambique. Estamos a construir esse dia.” –

Abdul Karim,
Director Executivo GRINGO.

4 comentários:

Linette Olofsson disse...

Parabens Abdul Karim.
Quem em criança bebeu este preciso líquido, sabe o quanto é importante pe vital para o desenvolvimento de um ser Humano, desejo os mesmos sucessos na Beira
Continue.
Linette

Anónimo disse...

Aguardamos com muita expectativa a chegada desse dia, em que todos os bebés tenham acesso a algo básico e fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento: o leite.
Os patronos deste nobre projecto estão de parabéns!
Maria Helena

batwoman disse...

Finalmente um projecto com dignidade e que me faz sentir maravilhosamente moçambicana!

Abdul Karim disse...

Obrigado, Todos,

Juntos chegamos la de certeza...

Depois sempre achei as Mulheres mais inteligentes... e sensiveis...lindas tambem... do que nos, os homens.