sábado, fevereiro 06, 2010

IESE lança colectânea sobre desafios do país

UMA colectânea de reflexões sobre os desafios do país nas esferas política, económica, social e internacional vai ser lançada em meados do corrente mês pelo Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE). O livro, intitulado “Desafios para Moçambique”, reúne considerações de 22 investigadores, segundo refere um comunicado do IESE.
Desafios da Construção Democrática, Desafios da Construção de uma Economia Sustentável, Desafios de Cidadania, Educação e Habitação e Desafios de Integração e Cooperação são os grandes pontos de reflexão apresentados neste livro, que conta com a participação de investigadores como Carlos Nuno Castel-Branco, Luís de Brito, Narciso Matos, Nelson Saúte, Magid Ossman, João Mosca, Salvador Forquilha, Sérgio Chichava e Lídia Brito.
Segundo o IESE, o livro pretende ser um contributo para as reflexões e para os debates sobre o presente e o futuro de Moçambique.

São desafios para todos e para toda a sociedade.

O desafio de pensar, discutir abertamente, avançar pontos de vista fundamentados na vida prática e na análise mais académica, o desafio de não cruzar os braços ou baixar a cabeça perante obstáculos e dificuldades, o desafio de questionar o presente pensando e acreditando em diferentes futuros possíveis, de procurar os caminhos e identificando os desafios para lá chegar, de remover os obstáculos, de pensar de novo e de acreditar, de procurar os pontos nevrálgicos que fazem funcionar o corpo, de definir o que é prioritário para o desenvolvimento do país.

Fonte: Jornal Notícias (05.02.2010)

Sem comentários: