Para permitir que o diálogo continue, desejando colocam-se aqui os comentários sobre o Nacala-Porto.
Comentário do Saturado:
Logo que começaram com a história de conversão duma parte da base aérea a um aeroporto civil e internacional, suspeitei de tal interesse. A conversão serviria para tapar-nos os olhos. Todavia o maior problema para mim foi de falar-se dum projecto não sustentável. Um aeroporto internacional em Nacala quando existe o de Nampula? Porquê não se apetrechar o aeroporto de Nampula e se construir uma auto-estrada no trocho Nampula-Nacala e Monapo-Chocas Mar para facilitar a movimentação dos americanos por ter banhando ainda naquela linda praia (riso). Aí, pelo menos o cidadão comum de Nampula se beneficiaria dessa negociata... Lembremo-nos que a estrada Nampula-Pemba foi alcatroada por razões quase identicas ou pelo menos contaram-me assim.
Comentário do faísca:
Caro Saturado - o sonho antigo das gentes de Nacala foi ver aquela terra transformada na Capital do Pais! Nacala (ou Maiaia, como se dizia) fica bem no centro do Pais, tem o melhor porto natural da nossa costa (falo com os conhecimentos do meu falecido pai e de outros "arquivos" homens)entre outras riquezas - Nampula desenvolveu-se por interesses,segundo sei,da guerra colonial. Ainda no tempo colonial se falava de tornar a base aerea em aeroporto civil (seria pelos americanos??); compreendo que seja dificil aceitar certas coisas mas veja:
-alem de estar no centro do Pais,portanto local ideal para Capital
-Nacala tem o melhor porto maritimo
-nao e' por acaso que existe o "corredor de Nacala"
-a Provincia de Nampula e' a que tem mais populacao (seguindo-se a Zambezia)
-Maputo e' Capital,entre outros factores,por interesses entre RSA e na altura,o governo colonial
Quais os motivos actuais?
Comentário do Saturado:
Caro faisca, muito obrigado pela réplica. Só hoje descobri esta resposta, o que lamento. Lamentarei mais se não leres a minha reaccão à tua resposta.
O que torna difícil acreditar ao que dizes: Maiaia como capital do país, é o facto de, pelo que sei, isso nunca ter se falado depois da independência. Sei que nos meiados de 80 falou-se que Nampula se dividiria em duas províncias e Nacala-Porto passaria a capital. Mas isto nunca mais se repetiu a falar.
É pena que arquivos em termos de papéis tenham desaparecido ou se destruídos. Talvez fosse uma grande contribuicão se arquivos os homens procurassem recompô-los.
Se havia um plano de fazer de Nacala a capital do país concerteza tenho que aceitar que Naherenque seria um aeroporto internacional. Mas também, vejo aqui que tudo estava se fazendo como um processo, acelarando-se o desenvolvimento da própria cidade.
Concordo que Nampula (com o quartel-general) tenha se desenvolvido gracas à guerra colonial, mas penso que também este foi o caso de Nacala com a Base Aérea. Contudo é indiscutível que Nacala tenha uma dupla vantagem em relacão à Cidade de Nampula. Mas só veja como os nossos governantes fazem tudo ao contrário: Primeiro destroiem uma Base Aérea cobicada em toda África Austral. Esta que seria um dos motores da aceleracão do desenvolvimento. Segundo, preocupam-se pela escavacão na Baía de Maputo para concorrer às condicões naturais da Baía de Nacala como que esta última se localizasse num outro país. Daí que não vejo interesses nossos senão apenas dos americanos. E, o pior é não saber-se capitalizá-los.
Gostei bastante de ler a tua opinião sobre a Cidade de Nacala que é tb a minha. éis o meu e-mail (primeira instância) nkuttumunu@yahoo.se
Tensão alta na RENAMO em Manica e Inhambane
Há 3 horas
Sem comentários:
Enviar um comentário