4.ª província mais pobre do país
(Maputo) Enquanto o de Gaza se queixa de que os empresários não deduzem o IRPS aos seus empregados, como o «Canal» dá à estampa nesta edição, o «Grupo 20 - G20», um fórum de vinte organizações que se dizem representantes da genericamente apelidada «Sociedade Civil», considera no seu relatório anual que Gaza é a quarta província mais pobre de Moçambique. Aponta como principais causas do seu empobrecimento os fracos mecanismos de cobrança de receitas do Estado e o encerramento da Indústria de Castanha de Cajú.
O documento do «G20» aponta ainda como causas principais da pobreza elevada em Gaza a ausência da banca comercial em vastas áreas do território da província, sobretudo nos distritos mais a norte onde é evidente a falta de desenvolvimento e notória a ausência total de cantinas rurais. Os autores dos reparos referem também que não há incentivos fiscais para quem optar por ir investir nessas zonas. Quem é ali investir, em suma, é tratado da mesma forma como qualquer outro comerciante do país, independentemente do grau de dificuldade na zona.
Na agro-pecuária refere o «G20» as infra-estruturas estão degradadas e não existe uma política clara de fomento.
Em termos de Saúde, segundo o documento, são causa de pobreza em Gaza os elevados índices do HIV/SIDA.
O «G20» atribuí ainda o grau de pobreza às privatizações de empresas que anteriormente eram propriedade do Estado. Também menciona a falência de muitas outras empresas privadas como causa. As falências estão a assumir proporções graves ultimamente no país.
Em Gaza, a taxa de prevalência do HIVSIDA ronda os 32%, num universo populacional de pouco mais de um milhão e quinhentos habitantes.
Do Canal de Mocambique - Miguel Munguambe (2006-06-07)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário