quarta-feira, outubro 01, 2014

Sobre as declarações do administrador de Quelimane

Por Mário Xavier

As declarações do administrador de Quelimane no dia 25 de Setembro, nas quais equiparou o município a uma dependência no quintal de uma casa, são reveladoras da pertinência de reformas de fundo a nível da administração pública com carácter de urgência.
Havia em tempos na cidade da Matola, a Escola de Estado e Direito, que tinha por desiderato, desenvolver competências dos futuros servidores públicos, para aumentar a capacidade do governo na gestão das políticas públicas, sendo as pessoas com prioridade naquela escola, precisamente potenciais dirigentes a nível distrital.
A França tem uma École Nationale d'Administration (ENA), que é uma das mais prestigiadas écoles francesas. Foi criada em 1945 para democratizar o acesso às funções de topo da administração do Estado. A instituição é hoje responsável por assegurar a seleção e formação inicial e contínua para os altos cargos em França e a nível internacional. A ENA é um dos símbolos da meritocracia republicana, oferecendo aos seus antigos alunos acesso aos cargos de direção mais importantes do Estado. É a instituição por onde passam potenciais futuros dirigentes. O Brasil tem, igualmente, uma Escola Nacional de Administração Pública de referência.

Fonte: Diálogo sobre Mocambique - 01.10.2014

Sem comentários: