Os Estados Unidos congratulam o povo de Moçambique pela sua participação nas eleições nacionais presidenciais, legislativas e para as assembleias provinciais de 15 de Outubro. Aplaudimos o papel activo dos partidos políticos de Moçambique, sua sociedade civil e cidadãos que ajudaram a moldar uma discussão activa sobre o futuro do país.
Porém, observadores da sociedade civil moçambicana, dos partidos políticos, da Embaixada dos E.U.A. e outras entidades internacionais citaram preocupações importantes relativas a um acesso desigual à imprensa, abuso de recursos do Estado, materiais e registos de eleitores em falta ou deficientes, e abertura tardia das mesas de voto.
Verificaram-se ainda falhas na administração técnica das eleições, particularmente na acreditação atempada de observadores nacionais e agentes dos partidos. Os Estados Unidos apelam a todas as partes interessadas para que abordem quaisquer questões surgidas através dos mecanismos disponíveis na lei eleitoral e às autoridades relevantes para que investiguem e respondam a todas as reclamações eleitorais, e simultâneamente trabalhem no sentido de expandir o espaço político e fomentar os direitos civis.
A maioria dos moçambicanos participou de forma ordeira e pacífica, embora lamentemos profundamente os actos de violência em diversas instâncias. A Comissão Nacional de Eleições de Moçambique encontra-se no processo de contagem dos votos antes da emissão dos resultados preliminares. Anotamos algumas irregularidades surgidas na reconciliação dos resultados das mesas de voto com as contagens distritais. Encorajamos a CNE a continuar o seu papel importante num espírito de abertura, e a favor da confiança no processo. Aplaudimos a forma paciente e calma com que os eleitores moçambicanos por todo o país aguardam pela conclusão do processo de contagem dos votos.
Os Estados Unidos reafirmam o seu interesse em continuar a sua parceria próxima com o povo de Moçambique para avançar os nossos interesses comuns de democracia, segurança e desenvolvimento económico e humano.
Maputo, 21 de Outubro de 2014.
Fonte: Embaixada dos Estados Unidos - 21.10.2014
Sem comentários:
Enviar um comentário