quarta-feira, outubro 22, 2014

Falsificação de resultados leva à detenção da chefe de operações do STAE

Três era o número de votos reais da Frelimo, 223 foi o número de votos após falsificação
A polícia deteve na Beira, na noite da segunda-feira, a chefe de operações do STAE ao nível daquela cidade, que responde pelo nome Sónia Zimba, acusada de falsificar editais que deveriam ser apresentados à Comissão provincial de eleições em Sofala.
De acordo com o presidente da Comissão distrital de eleições, do distrito da Beira, Domingos Coimbra, a chefe de operações falsificou um edital, facto descoberto pelos vogais  da Renamo e do MDM.

Dados em posse deste jornal indicam que a chefe de Operações, quando se apercebeu que alguns editais originais não existiam, prontificou-se a ir buscá-los, sem dizer onde.
Já no momento de cruzamento dos  resultados, os vogais dos partidos da oposição, nomeadamente Renamo e MDM, notaram uma diferença no número de votos, nalguns editais, entre os partidos mais votados, com maior número para a  Frelimo.
A detida, segundo as nossas fontes, usando das suas competências, que lhe permitiam ter acesso fácil aos editais, teria adulterado o edital de uma mesa que funcionou na Escola Primária de Muchatazina, com o número 567. Neste mesma, o partido Frelimo obteve apenas três votos.

Fonte: O País – 22.10.2014

Sem comentários: