terça-feira, outubro 14, 2014

MDM acusa STAE de não aceitar seus MMVs e delegados

O STAE em Maputo, credenciou apenas os delegados do MDM referentes as assembleias de voto de Inhaca, ficando de fora os restantes delegados deste partido para a cidade e é acusada de estar a atrasar o registro dos membros de mesas de voto (MMVs) nomeados pelo MDM, segundo frisou Lutero Simango, chefe da bancada parlamentar do MDM, em conferência de imprensa esta manhã.


Essa questão é importante porque, no ano passado nas eleições autárquicas, o MDM não teve delegados em algumas as assembleias de voto em Maputo, e alegou que houve fraude nessas mesmas assembleias onde o MDM não possuía delegados a controlar o processo.

Este ano MDM tem direito de indicar um delegado, bem como um MMV. Lutero Simango disse que as listas de delegados foram apresentados para todas as 980 mesas de voto nos sete distritos da cidade, mas só foram emitidos credenciais para o distrito de Inhaca.

Lutero Simango afirmou ainda, que foram submetidos adicionalmente 10% de nomes, para além dos 980 nomes de candidatos a MMVs, e lamentou o facto de muitos ainda não terem contractos, alegando que alguns somente hoje, terça-feira (14) um dia antes das eleições, estão a ser emitidos.

Simango, mostrou-se irritado com a afirmação do director do STAE na cidade de Maputo, que durante o fim-de-semana afirmou que o MDM não foi capaz de nomear um número suficiente de pessoas.

Mas ficou claro, que muitos dos nomes foram submetidos recentemente. Quanto questionado se os nomes dos MMVs  foi submetido a tempo deles participarem nas formações, Simango não respondeu, e apenas afirmou que a única condição para ser um MMV era ser indicado pelo partido, e que a formação e outros documentos não eram necessários.

Também há relatos de queixas do MDM na Zambézia, sobre a demora na credenciação dos seus MMV´s e delegados.


Fonte: Boletim sobre o processo político em Moçambique Número EN 56 - 14 de Outubro de 2014

Sem comentários: