quinta-feira, outubro 09, 2014

Observadores e jornalistas impedidos de assistir no apuramento distrital

Os observadores e jornalistas não poderão assistir a contagem a nível distrital, o diretor-geral do STAE Felisberto Naife, disse em conferência de imprensa na manhã desta quinta-feira (9). Eles só poderão participar do anúncio formal dos resultados distritais. A contagem real é extensiva apenas para os mandatários dos partidos no distrito.
Durante a conferência de imprensa, um jornalista ressaltou que o Conselho Constitucional, nas eleições autárquicas de 2013, considerou que a comissão eleitoral distrital em Gurué, agiu de forma abusiva e ilegal, e, portanto, não havia nenhuma razão para confiar numa contagem onde só participam mandatários dos partidos políticos. A resposta do diretor-geral do STAE, foi que a mudança da lei eleitoral, permitiu a inclusão de representantes dos partidos políticos com assentos parlamentares, a Frelimo, o MDM e a Renamo, na estrutura do STAE.
Por outro lado, é de salientar que a lei eleitoral dá aos observadores, o direito de "livre circulação em todos os locais onde decorrem as actividades eleitorais que compreendem os diferentes momentos do processo eleitoral." (Lei no 8, art 263). É de esperar que os observadores internacionais a nível distrital reclamem do facto de não poderem ser participar do apuramento distrital.

COMENTÁRIO: Esta interdição da participação de observadores e jornalistas, pode fragilizar o processo de contagem dos votos a nível distrital e propiciar a fraude eleitoral, como aconteceu no passado.
As efectuadas na lei este ano, alteraram a composição do STAE distrital, passando a ter oito pessoas seniores indicadas pelos partidos, 4 da Frelimo, 3 da Renamo, e apenas 1 do MDM. Este cenário, criou um grande potencial para a existência de confusão. Varias pessoas dos partidos na sala, cria distúrbios o que faz com que seja mais fácil realizar alterações durante a contagem.

Em áreas mais remotas onde houve problemas no passado, supõem-se que os mandatários e representantes no STAE distrital do MDM e da Renamo, poderão não estar, enquanto os representantes da Frelimo, certamente que estarão presentes, o que constitui um potencial para alterações fraudulentas. MDM teme a existência de acordos locais entre a Frelimo e a Renamo para transferir indevidamente os votos do MDM para a Renamo, o que será muito difícil de controlar. jh

Sem comentários: