segunda-feira, outubro 20, 2014

Algumas CDEs não estão a disponibilizar e nem afixar´os editais de apuramento distrital ou de cidade

Contrariamente ao previsto nas leis eleitorais, algumas comissões distritais de eleições (CDEs) para além de não estarem a cumprir com o prazo estabelecido de 3 dias para o apuramento a este nível, os respectivos presidentes, não estão a disponibilizar os editais de apuramento distrital e muito menos mandar afixa-los, conforme relatam os nossos correspondentes. De acordo com artigo 106, da Lei 12/2014 de 23 de Abril,“ os mandatários de candidatura, observadores e jornalistas são entregues pela comissão distrital ou de cidade cópias dos editais originais de apuramento distrital ou de cidade devidamente assinadas e carimbadas”. O artigo 107, da mesma Lei, “refere que os resultados do apuramento distrital ou de cidade são anunciados, em acto solene e publico, pelo respectivo presidente da comissão de eleições distrital ou de cidade respectiva, no prazo máximo de três dias, contados a partir do dia do enceramento da votação, mediante divulgação pelos órgãos de comunicação social, e são afixados em cópias do edital original à porta do edifício onde funciona a comissão de eleições distrital ou de cidade, do edifício do governo do distrito e do município”.


Fonte: Boletim sobre o processo político em Moçambique Número EN 65 - 19 de Outubro de 2014

2 comentários:

Anónimo disse...

Nguiliche

Dizia que a Renamo nao pode reagir a resultados anunciados por orgaos nao eleitrais. A fraude está ser feita num processo fora das urnas. A Renamo e MDM devem cruzar os editais, por amostra, com seu pessoal junto ao STAE, a verdade vai aparecer. Os distritos fazem isso porque receiam que a soma dos votos nao dê vitória ao Nuysi e Frelimo.

Anónimo disse...

Não houve eleições em Moçambique, agora conhecemos os verdadeiros vandalos. Não é povo moçambicano como dizia em 2010 o maluco Pacheco, mas é ele mesmo e os outros que fazem parte do governo da Frelimo, apresentaram desta vez um teatro que nem uma criança, só de lhe pedir ajudar fazer recearia logo à primeira. Assim quando estão casa falam o quê às vossas crianças, de que ganharam as eleições? Vossos só não sabem com que tipo de pais estão, se soubessem iriam fujir das casas sem olhar à trás, panhonhos...