terça-feira, outubro 07, 2014

A Inepcia e Ignorancia de um Pseudo-Administrador

Por Manuel de Araújo
Como sabemos, a teoria sobre as formas de governo tenta responder ou explicar dois fenomenos: quem governa e como se governa! E nestas discussoes sobre formas de governo, parece quase resolvido o debate pelo menos a nivel teorico sobre o melhor sistea de governacaoQ A democracia, apesar de nao ser o sistema ou a forma perfeita, me parece que leva ao de longe muitas vantagens, como diria Churchill! Por defender as liberdades fundamentais e separacao de poderes a democracia acabou sendo o menos mau dos sistemas ou formas de governacao!

Apesar deste quasi concesso, me parece que ha trogloditas que teimam em nao acompanhar os ventos da mudanca, expondo-se ao ridiculo! foi o que aconteceu no dia 25 de setembro de 2014, em que um certo fulano, inspirado provavelmente em Staline pos-se a vozear perante o apupo popular!

O tal do Senhor Administrador, recém-nomeado provavelmete pelo Governador Verissimo em consulta com a ministra carmelita Namashilua,  andou a torto a direito a dizer besteiras sobre e contra os municipes da Cidade de Quelimane, no dia 25 de Setembro, dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, na presenca do proprio governador, que falando a seguir e nao tendo corrigido o seu subalterno acabou usando a carapuca de ignorante, o que e uma pena para alguem que passou por uma faculdade de direito, mesmo que fosse brasileira!. Gostaríamos de aproveitar a oportunidade para clarificar a Suas Excias  senhores Minitra da Administracao Estatal e Governador da Provincia da Zambezia, que:
Em primeiro lugar, reafirmamos que esta Cidade se rege com base na Constituição da Republica e na Lei. E não é por acaso que o Titulo XIV da Lei Mãe tem por epígrafe “Poder Local”.
Em segundo lugar, informar ao senhor Administrador que nós aqui somos um Poder constituído nos termos dos artigos 271, 272, 275, e seguintes da Constituição da Republica e da Lei sobre as autarquias Locais e não somos resultado de uma nomeação como e o caso do Senhor Administrador!
Nós fomos eleitos pelo Povo de Quelimane., portanto, a nossa fonte do Poder! Os Munícipes da Cidade de Quelimane que representamos a luz da constituicao exigem de V.Excias um pedido explicito de desculpas por ter considerado o nosso municipio como uma dependencia da casa do senhor Administrador!

E mais exigimos que pare de ofender aos Quelimanenses na sua propria terra, onde foi bem recebido na sua qualidade de hospede e tem usufruido da nossa hospitalidade!

Queremos lembrar ao senhor Administrador que a luz da Constituição da Republica, que parece nunca a leu, o municipio de Quelimane não entra no seu saco. Aconselhamos que meta no seu saco a outros, pois nós não somos cabeça de galinha, como os seus patrãos nos insultavam no tempo da outra senhora.

Uma pergunta que ressalta com este comportamento deselegante e irresponsável do Senhor Administrador é: Em pleno século XXI como é que o Governo Central ainda teima em nomear pessoas tão ineptas, incompetentes, arrogantes e ignorantes que nem a Constituição da República, nossa Lei Mãe, conseguem ler e interpretar. Com tantos quadros competentes dentro e fora do vossa partido, dentro e fora da Zambezia, dentro e fora de Quelimane nao conseguiram coisa melhor?
Porque este regime insiste numa postura antidemocrática e fora da lei, no seu relacionamento com os cidadãos?Porque insistem em tentar humilhar o povo Zambeziano que tem em Quelimane a sua capital politica e economica?
No dia 15 de Outubro, convido a todos com o direito de votar a dizer a esta gente que aqui nós mandamos! Temos que mandar este regime descansar pelo menos cinco anos ou mesmo a reforma.
 Elabo edji djaani? djeewu! Ontonga baani? Diiyo!
MA

Fonte: Manuel de Araújo (blog) - 04.10.2014

Sem comentários: