segunda-feira, setembro 15, 2014

3 meses de prisão por vandalizar panfletos da Frelimo

No distrito de Mecanhelas, Niassa, António Alberto, foi detido, julgado e condenado à 3 meses de prisão, convertidos em multa de 19.000 Meticais, por vandalizar panfletos da Frelimo.

No distrito de Ribàué, Nampula,  Vasco Damião, 27 anos de idade, está a contas com a polícia, por ter sido encontrado a sobrepor panfletos da Frelimo e seu candidato onde já estavam afixados os panfletos do MDM.


Manica: Em Chimoio, um membro do MDM, João Tome Maloua, delegado da zona do bairro 5 FEPOM, foi detido acusado de destruir o material de propaganda do partido Frelimo. De acordo com o delegado político do MDM em Manica, Inácio Maicolo, o caso deu-se na residência do visado quando membros da Frelimo dirigiram-se a casa deste para colar panfletos da Frelimo e do seu candidato. Reagindo a atitude dos membros da Frelimo, João Maloua retirou os panfletos, o que culminou com a sua detenção nas celas da primeira esquadra, sem direito a nenhuma assistência jurídica.

Cabo-Delgado: No distrito de Mueda, na sua avaliação dos 10 dias da campanha eleitoral, o MDM, na voz de Bernardo Gerónimo, membro da comissão política distrital, acusa os membros da Frelimo, de vandalizar seu material de propaganda e acrescenta que até ao momento 6 pessoas foram neutralizadas e encaminhadas a PRM, surpreendidas a vandalizar o material de propagada do MDM e do seu candidato. Contudo, Gerónimo considera que estes actos continuam porque a polícia não tem penalizado estes infractores, limitando-se em liberta-los.

Panfletos do MDM e Frelimo no gabinete da Renamo

Foram colados panfletos do MDM e da Frelimo nas instalações onde funciona o gabinete eleitoral da Renamo, sita na avenida Eduardo Mondlane, na cidade de Nampula. António Francisco, representante daquela instituição, culpou membros do MD e Frelimo e classificou o acto de “autêntica provocação” diz ter reportado o caso às autoridades polícia e a sua delegação política provincial para as devidas averiguações. A polícia poderá pronunciar-se sobre este e outros assuntos relacionados com o processo eleitoral em conferência de imprensa agendada para esta segunda-feira (15).

Presença de Partidos Políticos Na Campanha Eleitoral

Província de Maputo: No distrito da Moamba, consta que apenas a Frelimo e o MDM estão a fazer a campanha eleitoral.

Gaza: No distrito de Chicualacuala, até ao 11º dia da campanha a Frelimo era o único partido em campanha eleitoral. Mas a partir do 12º dia o MDM iniciou a sua campanha eleitoral no distrito.


Fonte: Boletim sobre o processo político em Moçambique Número EN 42 - 14 de Setembro de 2014

Sem comentários: