quarta-feira, março 05, 2014

Madeira ilegal apreendida em Tete

Os Serviços de Florestas e Fauna Bravia de Tete apreenderam, semana passada, nove camiões de grande tonelagem, que transportavam ilegalmente cerca de 160 metros cúbicos de madeira de chanato não processada.
A apreensão foi realizada por fiscais dos serviços florestais da Direcção Provincial de Agricultura daquela província central de Moçambique, nos distritos de Changara e Moatize.
Citado pelo jornal “Notícias”, na sua edição de hoje, o chefe de fiscalização dos serviços florestais, Damião Caliano, disse que os camiões foram encontrados por populares a carregar madeira que trataram de comunicar o assunto às autoridades para a sua intercepção.
“Nós trabalhamos nas comunidades no âmbito do programa de conservação e preservação dos recursos naturais, neste caso florestais. Explicamos à população que até 31 de Dezembro de cada ano termina o ano florestal. Daí em diante, todo aquele que estiver a carregar madeira, deve ser denunciado”, explicou.
Segundo Caliano, os infractores estão a monte. Os camiões e a respectiva madeira encontram-se sob a guarda das autoridades da agricultura, enquanto decorrem os trâmites legais para a reversão da carga a favor do Estado.
Os proprietários dos camiões já iniciaram o pagamento das respectivas multas, para a libertação das suas viaturas, estimadas em mais de quatro milhões de meticais (o dólar custa 30 meticais, no câmbio corrente).
Fonte: Rádio Mocambique/AIM - 05.03.2014

Sem comentários: