sexta-feira, fevereiro 07, 2014

Eleições autárquicas no Gurué

Policia apreende em Mocuba camião com material de campanha do MDM

Maputo (Canalmoz) – Um camião com material de campanha eleitoral do MDM, que estava a viajar de Quelimane para o Gurué, foi retido durante três horas, “por ordens superiores”, no posto policial do Pivi, em Mocuba, no cruzamento entre a estrada nacional N1 e a estrada para Maganja da Costa. A informação foi prestada ao Canalmoz pelo porta-voz daquele partido, Sande Carmona, que acompanha a expedição na província da Zambézia


Carmona disse-nos que o camião foi retido hoje às 17h00 e só foi libertado cerca das 20h00 depois de paga uma multa de dez (10) mil meticais em dinheiro “cash”.

O camião, um Mitsubish Fuso, com a matrícula MLZ-51-85, transporta material de campanha e 23 membros do MDM que integram o grupo de logística de apoio à candidatura a edil e à assembleia municipal do Guruè, deste partido liderado por Daviz Simango.

O camião é propriedade pessoal do membro do MDM e edil de Quelimane, Manuel Araújo.

As eleições que foram realizadas a 20 de Novembro de 2013 naquela autarquia da província da Zambézia tal como em mais outras 52 autarquias do país, foram declaradas nulas pelo Conselho Constitucional devido a fraude promovida pelos órgãos eleitorais. Posto isso a CNE marcou novas eleições para Gurué, a 08 de Fevereiro corrente, no próximo sábado.

A campanha eleitoral para este escrutínio de repetição decorrerá entre as zero horas de 04 de Fevereiro e as 24 horas de 06, quinta-feira. Dia 07, sexta-feira, será dia de reflexão.

Esta é a segunda ocorrência em que a Policia da República de Moçambique (PRM) intervém contra o MDM nestas eleições autárquicas no Guruè.

Os órgãos eleitorais viciaram os resultados das eleições no Gurué, realizadas dia 20 de Novembro. Alteraram os resultados por forma a que fizessem vencer o candidato da Frelimo e este partido tivesse maioria na assembleia municipal, quando de facto vencera o MDM e o seu candidato Orlando Janeiro.

O agente da PRM que interceptou o camião “com ordens superiores” foi identificado pelo MDM e segundo o porta-voz deste partido, trata-se de Zeferino Raimundo. (Redacção)

Fonte: Canalmoz - 03.02.2014

Sem comentários: