segunda-feira, outubro 14, 2013

TELEVISÕES CAPTURADAS – Bye, Bye, Eleições

Por Santos Guizuro

Não faz muito tempo que se divulgou uma lista de comentadores oficiais do Partido Frelimo. Sendo que tal lista ganhou logo toda credibilidade quando vemos a performance, que atropela os mais elementares princípios da academia, gratuita e flagrantemente exibidos, num acto de verdadeiro crime intelectual, pelos comentadores residentes sobretudo na TVM. Alexandre Chivale, jurista, seria um bom exemplo para demonstrar aos estudantes como foram imperfeitos os primeiros anos do surgimento da ciência do Direito; Hélder Jauana, Sociólogo, é a mais sublime expressão para se desacreditar na Sociologia, Max Weber, certamente, deve arranhar o túmulo em cada palavra pronunciada por este Jovem. Estes são apenas dois exemplos, do tipo de educação e de deformação que os nossos próprios impostos estão a promover por via de um canal público.


Esta romaria já tem uma longa história. Alguns exemplos: no ano passado, no dia 6 de Agosto, o então Secretário da Mobilização e propaganda, convocou uma reunião para aquilo que foi designado de "pensadores e comentadores" dos diversos programas para uma sessão de "lavagem cerebral", que só faz lembrar os métodos da PIDE - DGS. Na tal reunião o objectivo era mostrar aos profissionais da comunicação social que teriam muito a perder se continuassem a criticar o Governo. Resultou um enxovalhamento e humilhação muito próximo do que Mouzinho de Albuquerque submeteu a Gungunhana.

Logo depois da reunião à moda Gestapo, o programa de análise de actualidade "A Semana" foi cancelado. Seguidamente, durante o decurso do X Congresso da Frelimo, o "novo ideólogo", hoje porta-voz do presidente da República, protagonizou uma série de absurdos civilizacionais: parar as transmissões em directo na TVM quando falava Jorge Rebelo; desligar as câmaras das outras televisões privadas; recolha compulsiva da publicação de um jornal das mãos dos participantes, por supostamente fazer críticas ao sistema, etc.

Um pouco depois do encerramento do congresso, é exonerado o Director de informação da TVM, Simão Ponguana que, na verdade, surpreendeu meio Mundo, pois, os pratos da sua balança sempre penderam a favor da Frelimo. Penso que, entre outras razões, estas podem ter sido determinantes para que no relatório dos Reportes Sem Fronteiras publicados no início do ano em curso, Moçambique baixasse 7 pontos e se confinasse na 73ª posição.

Este ano e com a proximidade do ato eleitoral, a castração da liberdade de imprensa continua à galope. Na TV Miramar foi nomeado um Director de Informação, Isálcio Ivan Mahanjane, que para além de se ter evidenciado como um ilustríssimo desempregado, depois da sua vinda da deformação em Portugal, era o aluno prodígio do então Secretário de Deformação de quadros do partido Frelimo, Edson Macuacua. Ultimamente andava feito em colunista de alguns jornais locais, com textos longos e desconexos, enfadonhos e com um discurso mais redondo que a circular de Maputo. O seu artigo sobre a paridade na CNE, é um protótipo para ser apresentado nas festas de recepção de caloiros, para demonstrar que também em Direito se pode fazer piruetas, cambalhotas, saltos mortais e, sobretudo, suicídios intelectuais. Na STV assistimos algo verdadeiramente inusitado: Jeremias Langa, um jornalista de gema, que credibilizou e configurou a linha editorial da espectaculosa, foi exonerado e substituído pela chefe da célula do partido local, Olívia Massango, que certamente só poderá entortar a linha do Jeremias.

A TVM..hehehe...com todos os pactos que levaram ao "abafamento" dos resultados da sindicância, concluiu-se a fórmula para o aprisoamento definitivo de todo Conselho de Administração. Agora vivem como sequestrados.

Um cenário triste e Dantesco que se vive naquela casa. Tem mais poder o SISE que o PCA. Em relação a imparcialidade, nem sequer vale a pena dizer palavra alguma. O Estudo do Instituto dos Media da África Austral (MISA) sobre as eleições de 2009 simples e textualmente disse "Na nossa opinião, a TVM não usa os critérios universais de jornalismo. Já estabeleceu que quem abre os seus serviços noticiosos, é sempre o partido no poder e o seu candidato".

TIM foi considerada a mais equilibrada pelos relatórios especializados, mas com a entrada da Insitec, empresa do jovem tigre, tudo está condicionado. E o espírito de negócio rapidamente se proliferou na casa, que os repórteres desta televisão são os que mais farturas emitem na praça para quem quer protagonismo ou "escapar" de uma cobertura desfavorável. Viva Celso Correia está a inspirar "Empreendedorismo Guebuziano" na Televisão Independente.

Na TOPTV, Joaquim Chissano e Hélder Muteia, colocaram um miúdo, que certamente nunca leu um único livro de início ao fim durante a sua vida inteira. Decidiu dar um salto no tempo e regredir para o período dos acordos gerais de paz, de forma retrógrada, tem no seu "jogo" apenas a Frelimo e a Renamo!!!!!. Bom temos que desculpá-lo ainda está atrasado na leitura do livro, está ainda na introdução da obra "História Multipartidária de Moçambique ".

Gungu TV...hehehehe....de facto vamos esperar uma peça trágico-cómica de alto nível nestas eleições. Bem, mas Gil nós percebemos, não tens outra alternativa amigo, és um tipo muito porreiro e gosto de ti,...mas..estes tipos ainda te arrancam o Cine Muxúngue, desculpe, o Cine Teatro Gilberto Mendes.

E os Jornais? Xiiiiiii...aqui é o verdadeiro purgatório! A Sociedade Notícias, mais uma empresa sustentada com nossos impostos, exonerou Rogério Sitoe, o único naquela casa que tentou remar contra a maré e salvar a honra do convento. Foi nomeado Jaime Langa para Director do Notícias, uma personagem sinistra nestas lides, absoluta e integralmente ignorante sobre a nobre profissão de informar pela palavra escrita. Quer dizer, foram buscar um vereador de um mandato medíocre da Matola, para aniquilar em definitivo o pouco cérebro que negava se extinguir no jornal de maior circulação no País.
Estes gajos são criminosos!!!!!!!

O Jornal Notícias e o Domingo tem sempre na primeira página a figura e factos forçados do Presidente da República. Acham mesmo que o Presidente tem, todas as semanas, matérias tão relevantes assim? Não é pior que o Estado Novo isto que está acontecer em Moz actual? Já agora proponho que se faça a proposta para que o Jardim Tunduru seja convertido numa capoeira de patos; se troque o nome da estrada nacional número 1 (já que na zero há muita confusão no Conselho de Ministros) para Armando Emílio Guebuza; Que se derrube a estátua de Mondlane e se coloque lá a da Valentina Guebuza e se abata com um míssil a de Samora e se coloque em seu lugar a de Maria da Luz.
Assim sim haveria razões para primeira página.

Caros irmãos e irmãs, em certa medida Dlhakama tem razão, este ano não haverão eleições, pelo menos livres, justas e transparentes, e a media mercenária (TVM, STV e MIRAMAR) vai funcionar sob o comando do Gabinete Eleitoral da Frelimo. Meus irmãos, só vejo aqui uma saída: que depois do dia
20 de Novembro, o Povo se faça a rua e siga o exemplo dos nossos irmãos mais clarinhos do norte de África. Levantem-se barricadas, derrubem-se Ministérios, nacionalizemos as televisões mercenárias e deportem-se as suas Administrações. Temos que voltar a resgatar os valores de Samora.

Fonte: Diálogo sobre Moçambique - 14.10.2013

2 comentários:

Anónimo disse...

Epa este gajo esta a fomentar confusao, puxa!!!!Sao estes artigos que so levam nos a pensar mal dos outros.

Anónimo disse...

Epa este gajo esta a fomentar informacao, puxa!!!!! Sao estes artigos que so levam nos a pensar.