quinta-feira, outubro 03, 2013

Autárquicas2013: Cidadão encontrado na posse de três cartões de eleitor em Quelimane

Um jovem identificado pelo nome de Roger Horácio Romão, de 23 anos de idade, foi encontrado na posse de três cartões de eleitor passados em seu nome, todos emitidos no dia 5 de Junho de 2013 no posto de recenseamento da Escola Primária Completa de Manhaua, arredores da cidade de Quelimane.


Segundo soubemos, os documentos levam as assinaturas dos supervisores identificados pelos nomes de Victorino J. Azevedo, Paulino M. Jamal e Suzana Soares e ostentam os números 01315082, 03410690 e 00828496, porém, com datas de nascimento diferentes.

A denúncia foi feita pelo delegado do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) da Zambézia, Rogério Waru Waru Manuel, que afirmou tratar-se de uma das manobras do partido no poder, a Frelimo, que “está a tentar montar esquemas para mais uma vez brindar o povo moçambicano com fraudes”.

Waru Waru pediu às autoridades policiais para seguirem o caso com vista a responsabilizar o cidadão que, neste momento, está em lugar incerto. A fonte disse que esta não é a primeira vez que casos deste tipo são detectados e recordou que no decurso do processo de recenseamento eleitoral muitos membros da Frelimo foram surpreendidos a recolher números de cartões dos eleitores. No mesmo processo foram igualmente neutralizados pela polícia cidadãos do distrito de Nicoadala que se dirigiam à cidade de Quelimane com o objectivo de se recensear.

STAE diz que a Frelimo não está envolvida no caso

Entretanto, Abdul Rajabo, chefe das operações no Secretariado Técnico da Administração Eleitoral, descartou a possibilidade de o caso estar relacionado com as manobras do partido Frelimo com vista a garantir a sua vitória no próximo pleito eleitoral tal como refere o delegado do MDM.

Para pôr cobro a esta situação, Rajabo disse que, provavelmente, o cidadão teria perdido o primeiro cartão, tendo regressado para a sua reinscrição no mesmo posto. Acrescentou que por mais que tenha mais de dois cartões, a pessoa não terá a possibilidade de votar mais de uma vez.

Segundo Rajabo, o STAE está a fazer uma triagem no sentido de detectar eventuais casos de duplicação de dados dos eleitores através das impressões digitais.

Fonte: @Verdade - 03.10.2013

5 comentários:

Anónimo disse...

Sera que jovenzito nao pertence ao MDM ?

Anónimo disse...

Ler entender, dipois pode comentar.

Reflectindo disse...

Não é o anónimo não tenha lido, só que ele pode ser dos que encheram Maia, Albuquerque ou um dos agentes de Changara.

Anónimo disse...

Essa coisa de comentar mesmo! Eheh este homem diz que primeiro o jovem e do MDM, como vai ser do MDM se foi apanhado pelo MDM? A nao ser que tenha sido encartado, sera? Eh , pa eu ja nao acredito em ninguem

Anónimo disse...

Essa coisa de comentar mesmo! Eheh este homem diz que primeiro o jovem e do MDM, como vai ser do MDM se foi apanhado pelo MDM? A nao ser que tenha sido encartado, sera? Eh , pa eu ja nao acredito em ninguem