sábado, maio 05, 2012

Quatro empresas estrangeiras disputam lugar de segundo maior accionista

Maputo (Canalmoz) - Quatro empresas estrangeiras estão a disputar o lugar de segundo maior accionista no projecto da linha de transporte de energia eléctrica Tete-Maputo, denominado CESUL ou “espinha dorsal”.
Segundo informação prestada ao Canalmoz pelo presidente do Conselho de Administração (PCA) da Electricidade de Moçambique (EDM), Eng. Augusto Fernando, trata-se das empresas Rede Energética Nacional (REN) de Portugal, Eletrobras, do Brasil, Eskom, da África do Sul, e a EDF, da França, que neste momento estão a disputar a maior franja dos 49 por cento das acções destinadas aos accionistas estrangeiros no projecto CESUL, detido maioritariamente pelo Estado moçambicano através da EDM, com 51 por cento.
“Neste momento, estão em curso negociações visando a definição do segundo maior accionista, uma vez que as quatro empresas manifestaram interesse e desejo de ficar com a maior fatia dos 49 por cento”, disse Augusto Fernando para depois acrescentar que “as quatro empresas vão fazer parte da estrutura dos accionistas no empreendimento, mas a grande luta neste momento é de cada uma querer ficar com o máximo possível das acções”, explicou.
“O Governo está neste momento a tentar harmonizar as propostas de modo a apurar a empresa que irá ficar com o maior bolo dos 49 por cento, para depois entrar-se na fase de implementação, tendo em conta que esta linha deve estar associada aos projectos de Mpandankua e Cahora Bassa norte”, acrescentou o PCA da EDM. Ler mais

Reflectindo: Cabora Bassa continua nossa?

2 comentários:

Anónimo disse...

Nguiliche


Basta oferecer 5% de accoes ao Boss. Quem consegue ofecer 10% fica com o contrato garantido.

Anónimo disse...

Nguiliche

ofecer=oferecer 10%