Apolinário Panguene foi nomeado para o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE).
O anúncio foi feito ontem, no Maputo, pelo Conselho de Ministros após apreciar e aprovar a resolução que nomeia este quadro superior que substitui no cargo Hipólito Hamela.
Panguene substitui Hipolito Hamela, que vinha conduzindo os destinos desta instituição desde Abril do ano passado.
A decisão, anunciada no final da sessão semanal do Conselho de Ministros, segue-se a uma série de denúncias dos trabalhadores do IGEPE contra Hamela, que o acusavam de “má gestão e uso de recursos da empresa para fins pessoais.”.
Numa carta então dirigida ao Ministro das Finanças, Manuel Chang, os trabalhadores levantavam vários problemas que, segundo eles, enfermavam o IGEPE, chegando a exigir a demissão do PCA.
Hamela era acusado, por exemplo, de faltar respeito aos colegas e de tomar decisões a revelia dos outros membros do Conselho de Administração (CA); de não realizar reuniões do CA e de desrespeito pelas hierarquias.
Acusavam-no ainda de ser responsável pelos atrasos permanentes de expediente, uso da carrinha da instituição para carregar material de construção para a sua obra em Marracuene; desrespeito pela vida dos motoristas, uso indevido de cartão de crédito, entre várias irregularidades.
Fonte: Rádio Moçambique - 10.08.2011
9 comentários:
Para imprimir nova dinâmica! E agora sô Hipólico?
Nguiliche
La famba bicha. É mais um iluminado.
Nguiliche
La famba bicha. É mais um iluminado.
mais um iliminado!!!!
"Tudo que voa vem para baixo, de vez enquanto alimentar".
O Dr.Hipólito Hamela lucubra, pensa, mas como dirigente foi um desastre. Total desastre. Apolinário Panguene? Não sei nada dele, mas é linhagem.... como sempre...
Zicomo
Muna, Hipólito lucubrava, pensava e emitia opniões imparciais mas isso tudo foi antes de lhe pôrem o rebuçado na boca e lhe formatarem a mente. Bastou passar a comer a medida grande para mandar passear toda a academia. E não parece que seja caso único.
Pois é.
Por outro lado, em Moçambique para ladrar para ser dado pão (cargo). Depois disso é o que se vê, desfile de incompetência. Fazer o quê?
O meu xará Viriato deve estar ausente do país e deste planeta para não comentar. Eu já os avisei: a Frelimo não brinca.
Zicomo
Há gente com atencão. Afinal conheciam Hamela como pessoa. Fui ao Google consultar e vi que esse era aquele Hipólito que lucubrava, pensava e emitia opiniões imparciais, sensatas, mas que engolido pelo sistema, lá calou ele, humilhou os colegas e começou a comer segundo as regras do sistema. Ali perdemos um quadro como tantos os perdidos.
Nota: escutei Samora Machel hoje na Rádio Mocambique. Interessante é que ele falava de coisas semelhantes: chefes que deram emprego aos seus amigos e familiares para logo aumentarem o salário e a empresa entrar em falência...
Desejo ao Dr. Apolinario Panguene os melhores resultados em sua gestao
Dr.António Sala, desde Santiago de Chile
Enviar um comentário