terça-feira, abril 12, 2011

Tropas de rival derrotado juram lealdade a marfinense OuattaraTropas de rival derrotado juram lealdade a marfinense Ouattara

Por Mark John e Ange Aboa

ABIDJAN (Reuters) - O presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, ganhou o suporte dos chefes do Exército de seu rival derrotado, enquanto a União Europeia e o Banco Mundial prometeram apoio financeiro para ajudar a encerrar as prolongadas divisões no país.
Os chefes militares que lutaram por Laurent Gbagbo, incluindo o chefe de equipe, general Philippe Mangou, juraram lealdade a Ouattara na terça-feira, um dia depois da captura de Gbagbo, que se recusava a abandonar o poder após as eleições de novembro.
Um assessor de Mangou disse à Reuters que o general pediu a todas as forças de segurança e policiais que apoiassem Ouattara depois de uma reunião na sede da nova presidência, em Abidjan.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligou para cumprimentar Ouattara por ele ter assumido suas funções e ofereceu apoio aos esforços para unir o país e restabelecer a segurança.
A União Europeia também pediu para que Ouattara formasse um governo de unidade nacional para ajudar a colocar o país devastado pela guerra de volta nos trilhos e prometeu apoio ao novo governo.
O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, disse em entrevista coletiva que irá se encontrar com autoridades marfinenses nesta semana durante as reuniões do banco e do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, para discutir uma maneira de ajudar a Costa do Marfim.
O Banco Mundial congelou sua ajuda ao país africano em dezembro.
A prisão de Gbagbo encerrou quatro meses de luta pelo poder que deixou mais de mil mortos, mais de um milhão de desabrigados e a economia do país em frangalhos.

Fonte: Reuters.br - 12.04.2011

7 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem , que acabe com um só comando político, e evite-se desestabilização!
O exemplo que Líbia deveria tomar!

Fungulamasso

V. Dias disse...

Que coerência de título?????????

O resto é conversa, Gbagbo caiu. Foi-se. Que venham os estudiosos com suas teorias.

ÚLTIMA HORA: KARIM está na Costa do Marfim pois é nosso enviado especial (das ROLAS). Quem o quiser contactar eis aqui o número: 3635368393620.

Amigo Karim, veja se trazes cacau para a gente.

Abraços

Abdul Karim disse...

Daqui enviado especial das Rolas Na Costa Do Marfim,
-----------//----------

Situação aparentemente sob controle,

O Gendarme fez BEM o seu trabalho, so que persistem duvidas sobre o actual único presidente, principalmente no que toca a "humanidade" dos actos dele,

Nao deixa de ser uma Justiça Merecida para África a "saída" do "Derrotado",
-----------//-----------

Final do "relatório opinativo" do enviado especial das Rolas na Costa do Marfim,

Para o Reflectindo sobre Moçambique

Abdul Karim, Costa Do Marfim,
-----------//-----------

OUT.

V. Dias disse...

Risos,

Eu sabia. Que o Karim estava em rede. Afinal está mesmo na Ciosta do Marfim. Sei que há negócios rentáveis aí. Veja se consegues para as ROLAS uns hectares para exploração do café.

Do inferno para Costa do Marfim, V. Dias.

Reflectindo disse...

Caro Duarte Fernandes Pinto,

Muito obrigado pela visita ao Reflectindo. Já visitei o seu blog com fotografias muito interessantes.

Um abraco

Reflectindo disse...

Amigos

Sem dúvidas, a caída de Gbagbo foi necessária e até muito tarde. Quem quiser que continue a emitir as suas opiniões contrárias, é democrático.

Os militares aqui estão a fazer o seu papel de servir o Estado e não a um indivíduo seja ele Gbagbo ou Ouattara.

Reflectindo disse...

Devo dizer que lá no Diário de um sociólogo ninguém pará Ricardo. Gosto das suas intervencões. Ele não deixa passar incoerências.