Maputo, 15 abr (Lusa) -- O governador da Zambézia, Itae Meque ameaçou banir mais de dez Organizações Não Governamentais (ONG), incluindo internacionais, por supostamente operarem clandestinamente e com "impacto nulo" naquela província moçambicana.
Falando num comício, Itae Meque criticou o facto de as ONG que operam na Zambézia "movimentarem grandes volumes de dinheiro, mas sem nenhum impacto positivo".
Segundo o governador da Zambézia, centro de Moçambique, as ONG em causa não prestam nenhuma informação às autoridades e não demonstram resultados do seu trabalho junto das comunidades.
Itae Meque ameaçou interceder junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique para pressionar as referidas organizações a regularizar a situação.
O coordenador do Fórum das ONG da Zambézia, Marcos do Amaral, corroborou as críticas de Iate Meque, afirmando que "essas organizações movimentam grandes volumes de dinheiro solicitado em nome das comunidades locais, mas o impacto desse investimento na melhoria das condições socioeconómicas é praticamente nulo".
Marcos do Amaral denunciou ainda o facto de as organizações em causa se fazerem passar por confissões religiosas para se furtarem à inscrição nas entidades legais.
"Há distritos com mais ONG´s a fazer o mesmo tipo de atividades, enquanto outros distritos não têm sequer uma única ONG", acusou Marcos de Amaral.
PMA.
Lusa/Fim
Fonte: Notícias Sapo - 15.04.2011
Reflectindo: Apenas uma curiosidade, mas o que é uma organização não-governamental?
Sem comentários:
Enviar um comentário