Abidjan – O presidente do Conselho Constitucional da Côte d’Ivoire, o professor Paul Yao N’dré, reconheceu, no termo duma audiência quinta-feira com o Presidente Alassane Ouattara, a sua parte de responsabilidade na crise pós-eleitoral que fez centenas de mortos no país.
"Nós, os Ivoirienses, fomos muito longe. Somos todos responsáveis pelo que aconteceu. O Presidente actual, o Presidente cessante, Gbagbo, os cidadãos, a imprensa, todo o mundo é responsável”, respondeu o professor Paul N'dré à imprensa que o perguntou sobre a sua parte de responsabilidade na crise pós-eleitoral.
Paul Yao N’dré, na qualidade de presidente do Conselho Constitucional, anulou os resultados proclamados pela Comissão Eleitoral Independente (CEI) e certificados pelas Nações Unidas que declararam Alassane Ouattara vencedor da segunda volta das eleições presidenciais de Novembro de 2010 e concedeu a vitória ao Presidente cessante, Laurent Gbagbo, que ele investiu a 4 de Dezembro de 2010.
Esta situação provocou a grave crise pós-eleitoral que durou cerca de quatro meses e que desembocou na detenção de Laurent Gbagbo em Abidjan a 11 de Abril de 2011.
"É preciso reconstruir a Côte d’Ivoire, todo o mundo, num impulso de solidariedade, de amor e de fraternidade", indicou Paul Yao N’dré.
Numa medida de reconciliação, o Presidente Alassane Ouattara fez apelo a todos os responsáveis de instituição.
O Presidente Ouattara deve prestar juramento durante uma cerimónia de investidura prevista para a segunda quinzena de Maio próximo em Yamoussoukro, a capital política ivoiriense
Fonte: Angolapress - 22.04.2011
Sem comentários:
Enviar um comentário