Tripoli - O comité da UA (União Africana) encarregado de mediar a crise líbia se reúne hoje (domingo), para preparar uma viagem ao país, que segundo fontes diplomáticas poderia acontecer neste mesmo dia.
Os presidentes do Mali, Amadou Toumani Touré, e do Congo, Denis Sassou N'Guesso, uniram-se ao seu anfitrião mauritano, Mohammed Ould Abdelaziz, enquanto se espera a chegada do chefe de Estado da África do Sul, Jacob Zuma, antes que todos eles viajem para a Líbia.
Na abertura da reunião, Abdelaziz explicou que o encontro tem o objectivo de avaliar os últimos eventos no estado norte-africano, "em previsão da viagem com os seus colegas a este país irmão para se encontrar com as partes envolvidas".
Além disso, mostrou a sua confiança em que "esta negociação permita lançar um diálogo construtivo para uma solução política negociada desta crise, que garanta o cumprimento das aspirações legítimas do povo líbio à manutenção da sua unidade e a instauração de instituições democráticas confiáveis e escolhidas livremente".
O presidente mauritano advertiu também que "a consequência da espiral de violência militar e da anarquia generalizada na Líbia induzem à proliferação em grande escala de armamento incontrolado, o que constitui uma ameaça preocupante para a segurança e a estabilidade no Magrebe e no Sael".
O sul-africano Zuma e o seu colega ugandense, Yoweri Mouseveni, que completam o quinteto de líderes escolhidos pela UA na missão de mediação, são representados até o momento na reunião pelos seus ministros das Relações e Exteriores.
Fonte: Angola press - 10.04.2011
Sem comentários:
Enviar um comentário