quarta-feira, março 09, 2011

Frelimo “ataca” Daviz Simango na Beira

Daviz Simango está a desviar fundos da autarquia para sustentar o seu partido, o MDM"

O partido Frelimo na cidade da Beira acusa Daviz Simango, presidente daquele município, de estar a delapidar os fundos daquela instituição bem como a promover desmandos na gestão daquela que é a segunda maior cidade do país. Para a Frelimo, Daviz Simango está a desviar fundos da autarquia para sustentar o seu partido, o MDM.

De acordo com Josefo Nguenha, chefe da bancada da Frelimo na Assembleia Municipal da Beira, o elenco de Daviz Simango enganou a Assembleia Municipal ao informá-la que o processo de actualização das taxas, já em vigor, cujos aumentos chegam a atingir 100 por cento em alguns casos, foi antecedido de uma consulta junto à sociedade civil.

“O Conselho Municipal da Beira (CMB), liderado pelo presidente Daviz Simango, ludibriou-nos. Cometemos o erro de acreditar neles e aprovámos, por unanimidade, a revisão das taxas municipais sem saber que os munícipes não tinham sido consultados. Vamos lutar até onde for possível para repor a legalidade”, disse o “camarada”.

Confrontado com estas acusações, o vereador para a área das finanças do Conselho Municipal, Francisco Majoi, disse que a bancada da Frelimo está a tentar enganar os beirenses, pois, todos os trâmites para aumentar as taxas municipais foram seguidos. “Ademais, há cerca de oito anos que as mesmas não sofrem nenhuma actualização. Vários círculos da sociedade foram contactados em torno deste assunto e, ciente disso, a Assembleia Municipal aprovou a proposta. Agora, o que se diz por aí não passa de um jogo político para conquistar o eleitorado”.

Ainda no rol das acusações, a Frelimo diz que Daviz Simango e seu elenco estão a fazer uso indevido dos “sete milhões” de meticais, procurando dar vida ao seu partido - MDM. “Veja que o município já recebeu o dinheiro para financiar projectos locais, mas o edil da Beira está a usa-los para o seu partido, perpetuando a pobreza neste município”.

Para Daviz Simango, Josefo Nguenha é uma “máquina falante e altamente desactualizada”. O edil da Beira explicou que o CMB ainda não recebeu nenhum dinheiro do Fundo de iniciativa local, senão uma nota do governo central, dando conta que, oportunamente, o montante seria entregue àquele município.

“O que está a acontecer é que tudo indicava que seriam eles, através da representação do Estado, a tomar as rédeas deste dinheiro. Aliás, sabemos que até receberam vários projectos, só que as suas contas saíram erradas. Quem vai gerir os sete milhões é o CMB e temos estado em contacto com a população no sentido de encontrarmos as melhores forma de gerir o dinheiro. Se duvidam, que contactem com o Ministério das Finanças e ficarão claros se recebemos ou não o dinheiro em causa”.

O rol de acusações do chefe da bancada da Frelimo terminou em torno das 14 novas sedes dos bairros, que o CMB está a construir.

Fonte: O País online - 10.03.2011

Reflectindo: "O rol de acusações do chefe da bancada da Frelimo terminou em torno das 14 novas sedes dos bairros, que o CMB está a construir."
Alguém me ajuda entender este motivo para a acusação?

8 comentários:

Anónimo disse...

Ha falta de oposiçao. É que diz a Frelimo. Nao será o caso na Beira?

Nguiliche

Jone N disse...

Esta afirmacao eh feita na Assembleia Municipal da Cidade da Beira.
O Presidente do municipio, eh um valente e Homem de uma grande dimensao. Esta governar sem nenhuma bancada na Assembleia Municipal. E esta demonstrar provas de capacidade de Governacao.
Na Beira quem esta governar eh Daviz Simango. E quem esta na oposicao eh a Frelimo.

V. Dias disse...

Os cães ladram mas a caravana passa.

Zicomo

Anónimo disse...

E se for verdade, caros?

Anónimo disse...

A resposta está dada!
Frelimo "desconseguiu" na Beira!
Alguém infiltrado deu mal o "informe", sobre ops movimentos bancários!
Aliás o artigo, esclarece "as bocas " da Oposição Frelimo!
Os cães ladram porque "desconseguem" a carne.Só ossos!

Fungulamasso

Reflectindo disse...

Anónimo,

O pensas que seja ou não seja verdade?

Anónimo disse...

Bom se fosse verdade, seria o extremo.
Mas pensando com lógica, o povo moçambicano só sabe votar a corruptos e ladrões!
Então, né, como dizem os brasileiros-"vale a pena arriscá, come-ladrão!Se "ladão vira pesidente", "entõ melhô sê ladão"!
Mas , agora a sério, "os cães ladram, a caravana passa"!
Ou melhor a velha táctica, "denunciar outros antes que me denunciem a mim", porque os mesmos que fazem Oposição na Beira, estão metidos em grandes falcatruas, razão de ter havido a bem pouco tempo muita "desistências" na Frelimo na cidade da Beira!
Se houvesse algum fundamento o Ministério Público na Beira, que é frelimizado já teria actuado!


Fungulamasso

Reflectindo disse...

"Se houvesse algum fundamento o Ministério Público na Beira, que é frelimizado já teria actuado!" (Fungulamasso)

Esta é o primeiro motivo que não me faz acreditar. Se bem que o tribunal provincial foi pegar edifícios do Conselho Municipal para entregar à Frelimo, qual seria a dificuldade do mesmo actuar contra o edil Daviz Simango, algo que seria trofeu? Qual é a diferença entre o discurso de Josefo Nguenha ao de Edson Macuacua em 2008, quando falava de governação danosa?