sábado, março 05, 2011

Deserções em Sirte enfraquecem reduto na cidade natal de Kadafi

Cairo - As deserções de alguns comandantes militares até então leais a Muammar Kadafi, após a derrota em Ras Lanuf, a apenas 200 quilómetros da cidade natal do líder líbio, podem significar o enfraquecimento da sua capacidade militar nessa área, rumo à qual os rebeldes avançam.
A emissora "Al Jazeera" relatou que foram registados atritos tribais devido à recusa de um dos clãs da cidade portuária de combater os rebeldes junto às brigadas do governo enviadas nesta sexta-feira para conter o avanço dos milicianos, que finalmente tomaram o controle de Ras Lanuf.
A divisão política nesta cidade de 135 mil habitantes pode significar uma nova fissura no poder de Kadafi e o seu controlo sobre algumas das tribos que mantiveram fidelidade mais forte na região de Trípoli.

Sirte, sede de alguns ministérios, é um dos principais redutos de Kadafi.

Algumas informações procedentes do grupo opositor assinalam que os milicianos se preparam para avançar sobre Wadi Al Ahmar, a cerca de 100 quilómetros de Rus Lanuf, o que situaria a meio caminho o avanço das forças combatentes empenhadas em derrubar Kadafi.
A defesa desta frente, sob a direcção de Saedi Kadafi, filho do líder líbio, porá à prova a força dos revolucionários e a capacidade militar do regime líbio, que em mais de 40 anos debilitou progressivamente suas Forças Armadas para substituí-las por forças paramilitares submetidas a Kadafi.
Caso seja confirmado que foram encontrados em Ras Lanuf 50 corpos uniformizados, de mãos atadas e com marcas de bala, como informou neste sábado à Agência EFE o director do centro de informação da oposição rebelde em Benghazi,
Mohammed Salem Moussa, será uma prova evidente do tamanho das divergências e as suas possíveis repercussões em Sirte.
"Foram assassinados por não quererem enfrentar as forças revolucionárias", assegurou Moussa, em referência aos corpos encontrados.
A cidade litorânea de Sirte está a cerca de 450 quilómetros da capital e é um dos principais enclaves defensivos de Trípoli.

Fonte: Angola Press - 05.03.2011

Sem comentários: