sábado, junho 20, 2015

Oposição suspeita que os USD 500 milhões tenham sido dados outro destino

Parte dos 850 milhões do bolo global da Ematum

As duas bancadas da oposição (Renamo e MDM) voltaram a unir-se esta quinta-feira para questionar e criticar duramente a Conta Geral do Estado referente a 2013, um documento que, no fim, foi aprovado pelo voto maioritário da bancada parlamentar da Frelimo.

Uma das questões colocadas de forma reiterada esta quinta-feira foi o paradeiro dos 500 milhões de dólares americanos “desviados” da EMATUM para o Ministério da Defesa, alegadamente para a compra de barcos de patrulha para a Marinha de Guerra de Moçambique.


A oposição diz que só estará descansada no dia que ver in loco as facturas da compra, assim como a chegada física dos referidos barcos de patrulha, na medida em que as actuais justificações do governo indiciam o desvio de boa parte dos 500 milhões de dólares.

Falando na sessão de ontem, no espaço reservado às declarações de voto, Fernando Bismarque, porta-voz da bancada do MDM, disse que o governo deve provar com A+B o que fez com o valor. Para Bismarque, o governo deve ter bem inventariado as operações financeiras que efectua, principalmente as que envolvem “quantias astronómicas”.

Este posicionamento é igualmente partilhado pela Renamo, que afirma ser uma prática recorrente do executivo não inventariar “nada e fazer tudo debaixo dos panos” contribuindo para o enraizamento da “corrupção”. (Ilódio Bata)

Fonte: MEDIAFAX in Moçambique para todos – 19.06.2015

Sem comentários: