quinta-feira, junho 11, 2015

AMENDOA DE CASTANHA DE CAJU MOCAMBICANA DISTINGUIDA MELHOR DO MUNDO PELA NORUEGA

A amêndoa de castanha de caju moçambicana foi distinguida a melhor do mundo pela Noruega, cujo Governo anunciou o reforço das importações deste produto de exportação processado no distrito de Mogovolas, província de Nampula, na região norte do país.

O facto foi revelado por Filomena Maiopue, diretora do Instituto Nacional do Caju (INCAJU), a margem da recém terminada visita do Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, a província de Nampula.

Maiopue disse ainda que a amêndoa da castanha de caju, processada pela fabrica de descaroçamento CONDOR Nuts, que opera no distrito de Mogovolas, é tida como de melhor qualidade na Europa.

A CONDOR.Nuts, que iniciou as suas actividades em Mogovolas em 2005, tem capacidade para processar anualmente quatro mil toneladas de castanha e conta actualmente com 816 trabalhadores.

No âmbito da promoção da exportação de castanha de caju, segundo Maiopue, Moçambique acolhe este ano a Conferencia Internacional do Caju na qual irão participar todos os produtores africanos e nao so.

O encontro, a ter lugar de 21 a 24 de Junho em curso, vai juntar entre 350 a 400 intervenientes para nos primeiros dois dias discutir os negócios do caju e no último dia as atenções viradas particularmente para a província de Nampula, a maior produtora nacional. Os participantes deverão visitar o Centro de Pesquisa de Caju, em Meconta.

A conferência de Maputo ira decorrer sob égide da Aliança Africana do Caju (ACA) em parceria com a Associação dos Industriais do Caju (AICAJU) e o Instituto Nacional do Caju (INCAJU).


Fonte: AIM – 10.06.2015

Sem comentários: