sábado, junho 20, 2015

Moçambique atrasa-se na migração digital

Operadores privados sentem-se marginalizados
O país deveria, a 17 destes mês, ter transitado do sistema de radiodifusão analógica para o digital. Com a perca da protecção, corre o risco de ter interferência de sinal dos países vizinhos.
No entanto, para Simão Anguilaze, vice-presidente da Comissão Nacional de Migração Digital,  tudo está salvaguardado.
"Já foram assinados acordos com a Swazilândia, Malawi e África do Sul e neste momento estáo em preparação acordos com a Tanzânia, justamente para  evitar  interferências de sinal", disse Anguilaze.

Razões financeiras são apontadas pela comissão como estando na origem doo atraso, apesar de ter sido contraído um crédito à China.
"O problema principal é o financiamento; temos um projecto integrado que custa 223 milhões de dólares americanos para construir uma rede de conversão," acrescentou Anguilaze.
Tal projecto inclui a modernização dos estúdios da televisão pública e intervenções na Rádio Moçambique. 
Prevê-se que migração seja concluida em 2017
O atraso na migração inquieta os operadores privados de televisão, que queixam-se da falta de clareza e informação por parte da comissão que dirige o processo.
João Ribeiro, director geral da Televisão Independente de Moçambique, diz que o atraso será prejudicial para o país.
"Não estamos a ser incluídos nas consultas que estão a ser feitas (...) e muito do que a gente diz está a ser ignorado," afirma João Ribeiro.
A comissão diz que uma rede experimental com 18 emissores (10 nas capitias provinciais e oito nas zonas fronteiriças) será instalada na fase experimental.
Fonte: Voz da América – 17.06.2015

Sem comentários: