Mas chama atenção para a existência de votos fora das assembleias, possíveis de serem fraudulentamente introduzidos nas urnas
O Conselho Constitucional (CC) validou os resultados das eleições de 8 de Fevereiro em Gurué. Contudo, chama a atenção às tentativas de enchimento de urnas. Salienta que é "imperioso" que as autoridades eleitorais investiguem e impeçam tais actos.
"Importa referir que no dia da votação os órgãos de comunicação social reportaram a descoberta, por cidadãos, de boletins de voto já sinalizados a favor de certo candidato na posse ilegal de uma cidadã, supondo-se que pretendia introduzi-los fraudulentamente nas urnas, com a convivência do presidente de mesa de assembleia do voto," declarou o CC. "A reiteração deste tipo de condutas deve merecer a atenção de todos os órgãos que nos termos da lei têm responsabilidade de garantir a legalidade dos processos eleitorais. ... mostra-se imperioso que os órgãos competentes investiguem o fenómeno na profundidade, com vista à descoberta da verdadeira origem dos boletins de voto que amiúde aparecem fora do sistema de administração eleitoral e em mãos de pessoas alheias ao mesmo sistema. E essa investigação urge, sob pena de se instaurar, definitivamente, um clima de suspeição sobre a seriedade, genuinidade e transparência dos processos eleitorais."
Fonte: Boletim sobre o processo político
em Moçambique Número EA 73 - 2 de Março
de 2014
Sem comentários:
Enviar um comentário