segunda-feira, junho 03, 2013

Frelimo elege nova direcão da sua ala juvenil após processo conturbado

Chimoio, Moçambique 03 jun (Lusa) - A Organização da Juventude Moçambicana (OJM), ala juvenil da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), no poder, elegeu, na sexta-feira, uma nova direção, num "processo conturbado", 15 dias após a destituição da anterior equipa.
Pedro Frederico Cossa foi eleito novo secretário-executivo da OJM, com 51 votos, após a retirada, supostamente forçada, da candidatura de João Macanga, que era tido como favorito na corrida, durante a primeira sessão extraordinária do comité central da OJM, decorrida em Gondola, Manica, centro de Moçambique.
Na contagem final, verificou-se a existência de 19 votos em branco e três nulos, atribuídos à "insatisfação" de muitos jovens contestatários durante a sessão, obrigados, pela disciplina partidária, a participarem da votação.
"Isto foi uma corrida interna. Um dos concorrentes retirou a candidatura, porque os ideais coincidiam. Isso acabou facilitando o processo e reunificou a juventude", disse à Lusa Pedro Cossa, que garantiu trabalhar para "não ter a mesma sorte da anterior direção".
Em meados de maio, a Frelimo suspendeu a direção da sua ala juvenil, no terceiro ano do seu mandato, supostamente para dar nova dinâmica à organização, mas a imprensa moçambicana atribuiu a medida à insubordinação e à gestão de fundos.
A notória admiração do então secretário-executivo da OJM, Basílio Muhate, pelo controverso e já expulso presidente da ala juvenil do ANC, partido no poder na África do Sul, Julius Malema - conhecido por cânticos contra os agricultores brancos e críticas públicas ao partido -, também criou desconforto na liderança do partido, segundo observadores.
No congresso da Frelimo, em setembro do ano passado, Basílio Muhate e a sua delegação apresentaram-se trajados com boinas semelhantes às usadas por Malema e entoaram cânticos da liga juvenil do ANC, irritando a liderança do partido no poder em Moçambique, segundo alguns jornais de Maputo.
"O nosso maior objetivo é consolidar a vitória da Frelimo nas próximas eleições, revitalizar e redimensionar a organização, além da inclusão, tornar a OJM a referência e guia da juventude moçambicana", precisou Pedro Cossa, após tomar posse.
Contudo o secretário-geral da Frelimo, Filipe Paúnde, que orientou a sessão, apelou à união e coesão dos jovens no seio da organização, afirmando que a juventude é a "esperança da nação e detentora da tradição heroica e libertadora" do povo.
"Desta direção, esperamos uma OJM capaz de unir todos jovens moçambicanos para as causas do nosso partido e do nosso Governo. Queremos uma OJM que respeite a juventude e coloque como prioridade o combate à pobreza, à intriga, ao divisionismo", disse Filipe Paúnde, durante a sessão.
O secretariado nacional da OJM é composto por José Coffe, João Macanga, Anchia Talapa, Dulce Canhemba e Feliz Silva.

Fonte: LUSA - 03.06.2013

Sem comentários: