domingo, junho 09, 2013

Oposição pode ganhar 4 dos 10 novos municípios

Dos 10 novos municípios recentemente criados no país, um pode ser facilmente vencido pela oposição e outros três apresentam grande possibilidade de vitória para a oposição. A Frelimo pode ganhar facilmente as outras seis autarquias.
Trata-se dos Municípios de Nhamatanda (Sofala), Mandimba Sede (Niassa), Nhamayabue (Tete) e Maganja sede (Zambézia).

Esta análise foi feita tendo em conta os dados relativos às eleições de 2004, uma vez que volvidos quatro anos após as eleições gerais (de 2009), o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) ainda não publicou os resultados detalhados de 2009.
Os dados de 2004 mostram que na Vila de Nhamatanda, Armando Guebuza recebeu apenas 20 por cento dos votos válidos e nas outras três cidades Guebuza recebeu menos da metade dos votos válidos. Assim, em todos os quatro municípios a oposição tem boas chances de vencer.
Enquanto isso, nas outras seis autarquias, nomeadamente Boane (província de Maputo), Praia do Bilene (Gaza), Quissico (Inhambane), Sussundenga (Manica), Malema (Nampula) e Chiúre (Cabo Delgado), Guebuza ganhou com entre 68% e 98% dos votos, o que sugere que a Frelimo pode, facilmente, ganhar, nestas cidades.

A tabela abaixo apresenta os resultados das eleições presidenciais de 2004 para os 10 novos municípios:

Fonte: Boletim sobre o processo político em Moçambique- Número EA 11 - 9 de Junho

Sem comentários: