O chefe da bancada parlamentar do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Lutero Simango, que fazia parte numa delegação de deputados moçambicanos chefiada pela presidente da Assembleia da República manteve contactos com a sua contra-parte sueca em matéria ligada à realização de eleições, gestão de disputas políticas, entre outras. Durante visita à Suécia, Verónica Macamo, presidente da Assembleia da República, foi confrontada com questões ligadas ao sistema eleitoral e a resolução dos diferendos eleitorais.
Na ocasião, Macamo transmitiu a experiência do país, tendo referido que “Nós temos vindo a melhorar o sistema eleitoral. Na verdade, o Parlamento abriu espaço e não forçou os parlamentares a fazerem parte da comissão eleitoral. Todos os que concorrem têm o direito de ter seus representantes na mesa de votação. Cada delegado de candidatura, se não estiver conformado com algo, faz a sua reclamação na mesa de votação”.
Por seu turno, o chefe da bancada parlamentar do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Lutero Simango, que fazia parte da delegação, deu a conhecer a visão da oposição sobre o processo eleitoral no país. Simango destacou algumas inovações ocorridas desde a revisão do pacote eleitoral. “Antes da revisão do pacote eleitoral, havia só um mandatário nacional.a parte da delegação, deu a conhecer a visão da oposição sobre o processo eleitoral no país.
Fonte: O País online - 18.06.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário