sábado, junho 08, 2013

Cidade de Maputo: Fogo devora MotorCare

Estima-se que algumas dezenas de viaturas, entre novas e usadas, tenham sido devoradas por um fogo prolongado, de grandes proporções, que invadiu ontem o parque oficial de viaturas da “Nissan” – MotorCare - na baixa da cidade de Maputo, por volta das 17:00 horas.
São carros de clientes que se encontravam nas oficinas para a manutenção de rotina e outros encomendados por empresas para venda, “zero quilómetro”. Ainda não são conhecidas as reais causas deste incêndio, que provocou prejuzos incalculáveis. Todavia, um trabalhador da MotorCare, que falou ao “Notícias” na condição de anonimato, refere que o fogo veio de um armazém vizinho que condiciona perfumes e outros cosméticos que ao deflagrar transpôs a zona das oficinas e o parque da instituição, com centenas de carros, entre os quais conta-se os de luxo, casos de “Navara”.
 O Ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, deslocou-se ao local para tentar se inteirar do sucedido, porém devido à grande confusão que se gerou na entrada do parque em chamas foi-lhe recusado o acesso pela segurança privada que protegia o perímetro. A mesma sorte tiveram os jornalistas que acorreram ali para reportar, tendo sido impedidos com alguma violência por parte da segurança e trabalhadores da empresa.
O fogo iniciou com explosões violentas que assustaram todos aqueles que se encontravam por perto. Assim, as chamas, de forma impiedosa alastraram-se para o “vizinho” MotorCare, que tratou de chamar os Bombeiros que, mesmo se fazendo ligeiramente tarde, não tiveram mãos a medir para debelar as violentas chamas que até por volta das 20.00 horas ainda se podiam ver alguns dos seus focos.
Foram várias as vezes em que os carros tiveram que fazer vai-e-vens, tudo para tentar controlar o fogo que ameaçava impiedoso atingir outros pontos das instalações. 
Na altura em que as chamas consumiam as viaturas foram chegando ao parque alguns proprietários com semblantes inconsoláveis que apelavam à salvação dos seus carros, ao mesmo tempo que iam procurando obter informações sobre o sucedido. Muitos viram impotente o fogo a devorar ali mesmo os seus automóveis.
Com efeito, a “Nissan” convocou de emergência todos os seus colaboradores, que tentaram evacuar parte dos carros que se encontrava na parte frontal das instalações, evitando que também fossem devorados. Foi uma atitude corajosa dos trabalhadores, que de tudo fizeram para que salvassem o que sobrava daquele incêndio. Estes carros foram levados para o parque reservado aos trabalhadores para que escapassem do fogo.
O corpo de salvação pública teve um trabalho duro para poder conter a intensidade das labaredas, que insistiam em invadir mais instalações daquela zona.
Este incidente mobilizou centenas de mirones que foram ali levados pela nuvem negra de fumaça que pairava pela baixa da cidade. Basta dizer que quem se encontrava na zona dos “33 Andares”, na Avenida 25 de Setembro, podia ver essa fumaça, que deslizava para os céus da Catembe.
Enquanto isso, o já caótico tráfego da hora de ponta na cidade agravou-se com este acidente, tendo as avenidas da OUA e 25 de Setembro ficado mais afectadas.
Entretanto, quer os proprietários como os Bombeiros e as diversas forças de segurança se recusaram a prestar qualquer declaração.


Fonte: Jornal Notícias – 08.06.2013

Sem comentários: