quarta-feira, janeiro 11, 2012

Detido porta-voz do Fórum dos Desmobilizados

O porta-voz do Fórum dos Desmobilizados foi hoje detido pela polícia quando participava numa pequena manifestação em Maputo diante do gabinete do primeiro-ministro.
Jossias Matsena foi detido por agentes policiais no Parque Repinga, na capital moçambicana, perante jornalistas que se encontravam ali a cobrir uma manifestação não autorizada de veteranos de guerra que reclamam o pagamento das suas pensões.
Falando momentos antes da detenção, o porta-voz do Fórum dos Desmobilizados disse à Lusa que há semanas que o grupo vem agendando a manifestação para o presente mês e que solicitou a permissão ao Ministério do Interior, que, no entanto, recusou-a, alegando que o "Governo está de férias".
Desde as primeiras horas de hoje que cerca de três dezenas de desmobilizados, incluindo mulheres idosas, se concentraram no Parque Repinga, em frente ao gabinete do primeiro-ministro, para "pressionar" Aires Ali a atender as suas exigências.

O líder do Fórum dos Desmobilizados, Hermínio dos Santos, não se encontrava no local.

"A nossa presença cá é para desmentir o Ministério do Interior quando diz que o Governo está de férias. Acabámos de ver o primeiro-ministro a entrar para o gabinete", pelo que "queremos exigir os nossos direitos, realizando manifestações pacíficas", disse Jossias Matsena.

Minutos depois da conversa com a Lusa, uma brigada da Força de Intervenção Rápida chegou ao local, reforçando o contingente que já lá estava, e o comandante da polícia no local ordenou a detenção de Jossias Matsena.

O porta-voz do Fórum dos Desmobilizado estava sentado com os seus colegas num dos bancos do Parque Repinga.

Interpelado no local pela Lusa sobre os motivos da detenção, o comandante da força policial recusou comentar.

Em Novembro, o porta-voz do Fórum dos Desmobilizados, grupo que reivindica o pagamento de uma pensão mensal de 12.000 meticais (cerca de 300 euros), foi preso, presente ao Tribunal Judicial da Cidade de Maputo e absolvido dois dias após ter sido detido, num processo sumário que a Liga dos Direitos Humanos considerou "obscuro".
Jossias Matsena foi detido por agentes à saída da embaixada dos Estados Unidos da América, em Maputo, na posse um documento de "incitamento à violência", no qual apelava aos "cidadãos e às embaixadas para se retirarem da capital do país" porque o Fórum queria "ajustar contas com o Governo", justificou na altura a polícia.

@Lusa

In Notícias Sapo -11.01.2012

Sem comentários: